Bula Angipress CD

Indicação

Para que serve?

O Angipress CD é um remédio usado no tratamento da hipertensão arterial.

Posologia

Como usar?

A posologia deve ser individualizada.

Deve-se iniciar a terapia com 1comprimido de Angipress CD 50/12,5 mg ao dia. Se não houver resposta satisfatória após 15 dias, deve-se aumentar a dose para 1 comprimido de Angipress CD 100/25 mg, ao dia. O aumento maior da dose produzirá pouca ou nenhuma diminuição adicional da pressão arterial e, quando necessário, pode-se adicionar um outro remédio antihipertensivo como, por exemplo, um vasodilatador.

Em idosos deve ser iniciado o tratamento com a menor dose possível, 50/12,5 mg ou 25/12,5 mg ao dia, e reajustar, se necessário.

Em pacientes com insuficiência renal grave, pode ser necessária uma redução na dose diária ou na frequência de administração das doses.

Não há experiência pediátrica e, por esse motivo, não se recomenda a administração desse medicamento a crianças.

Veja como melhorar o efeito deste remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O produto é normalmente muito bem tolerado, e os efeitos colaterais relacionados com esta associação são pouco frequentes e, geralmente, de pequena intensidade.

No entanto, em algumas pessoas, pode causar extremidades frias, cansaço muscular temporário, fadiga, distúrbios gastrintestinais e, em casos isolados, diminuição dos batimentos cardíacos e alterações do sono.

Também podem ocorrer dores de cabeça, alterações de humor, vertigens e piora da insuficiência cardíaca, náusea e tontura.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O uso deste produto é contra-indicado para pacientes com bloqueio cardíaco do segundo e terceiro graus, que apresentam hipersensibilidade ao atenolol, clortalidona ou aos demais componentes da fórmula.

Além disso, não deve ser administrado em pessoas com bradicardia sinusal, insuficiência cardíaca congestiva descompensada, anúria, pressão baixa, acidose metabólica ou choque cardiogênico.

Este medicamento também não deve ser usado por mulheres grávidas ou que estejam a amamentar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Angipress CD contém 2 ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação e a clortalidona aumenta a quantidade de urina produzida pelos rins.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deve ser usado com cautela em pessoas com insuficiência cardíaca controlada, com angina, problemas na circulação arterial periférica, bloqueio cardíaco de primeiro grau, diabetes, pessoas que sofrem de doença do coração isquêmica e problemas pulmonares, como asma ou falta de ar.

Além disso, também deve ser usado com cuidado em idosos que estejam recebendo digitálicos, em dieta especial ou que apresentem problemas gastrintestinais.

Este medicamento pode causar doping.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar, de forma a evitar interações medicamentosas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose pode ocorrer bradicardia excessiva.

Caso ocorra a ingestão de uma dose superior aquela que é recomendada deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada comprimido de Angipress CD 50/12,5 mg contém:

Atenolol ___________________________________ 50,0 mg

Clortalidona_________________________________12,5 mg

(Excipientes: carbonato de magnésio, amido, laurilsulfato de sódio, gelatina, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho).

Cada comprimido de Angipress CD 100/25 mg contém:

Atenolol __________________________________100,0 mg

Clortalidona _______________________________ 25,0 mg

(Excipientes: carbonato de magnésio, amido, laurilsulfato de sódio, gelatina, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho).

Laboratório

Biosintética Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-7016900 

Dizeres legais:

Reg MS nº. 1.1213.0188 | Farmacêutico Responsável: Alberto Jorge Garcia Guimarães | CRF- SP n° 12.449