Bula Azox

Indicação

Para que serve?

O Azox tem na sua composição nitazoxanida, que é indicado para tratamento de gastroenterites virais provocadas por rotavírus e norovírus, helmintíases provocadas por Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Trichuris trichiura, Taenia sp e Hymenolepis nana, amebíase, para tratamento da diarreia por amebíase intestinal aguda ou disenteria amebiana causada pelo complexo Entamoeba histolytica/díspar, giardíase, para tratamento da diarreia causada por Giardia lamblia ou Giardia intestinalis, criptosporidíase, para tratamento da diarreia causada por Cryptosporidium parvum, blastocistose, balantidíase e isosporíase, causadas, respectivamente, por Blastocistis hominis, Balantidium coli e Isospora belli.

Posologia

Como usar?

O posologia de Azox depende do problema a tratar e da forma farmacêutica a ser utilizada.

Comprimidos:

A dose recomendada para o tratamento de gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose e criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão é de 1 comprimido a cada 12 horas, por três dias consecutivos.

A dose recomendada para o tratamento da criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for superior a 50 células/mm3, é de 1 ou 2 comprimidos, a cada 12 horas, durante 14 dias consecutivos. Se a contagem de CD4 for inferior a 50 células/mm3, a medicação deve ser mantida por, no mínimo, 8 semanas ou até desaparecimento dos sintomas e negativação dos oocistos.

Pó para suspensão oral:

A suspensão dever ser preparada antes de utilizar.

A dose recomendada para o tratamento de gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus, helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose e criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão é de 0,375 mL por kg, a cada 12 horas, por três dias consecutivos.

Para o tratamento da criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for superior a 50 células/mm3, é de 0,375 mL, a cada 12 horas, durante 14 dias consecutivos. Se a contagem de CD4 for inferior a 50 células/mm3, a medicação deve ser mantida por, no mínimo, 8 semanas ou até desaparecimento dos sintomas e negativação dos oocistos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer são dor abdominal e cólicas, diarreia, náuseas, vômitos e dor de cabeça.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Azox não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula e em pessoas com diabetes, doenças no fígado ou nos rins.

O Azox em suspensão é contraindicado para crianças com menos de 1 ano e em comprimidos não deve ser usado em menores de 12 anos de idade.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado em grávidas e lactantes, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Conheça outros remédios usados para o tratamento de infecções parasitárias.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Devem ser adoptadas medidas de higiene para combater as parasitoses, como lavar bem frutas, verduras e utensílios domésticos, manter os alimentos e depósitos de água cobertos, manter as mãos sempre limpas e as unhas cortadas, evitar levar as mãos à boca, utilizar água tratada, filtrada ou fervida e não beber água em recipientes impróprios, manter locais adequados para depósito de fezes humanas ou de animais, manter as instalações sanitárias limpas, não utilizar fezes humanas como adubo, evitar comer carne suína e/ou bovina crua ou mal cozida ou de procedência duvidosa e evitar andar descalço em locais possivelmente infectados.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A nitazoxanida age contra protozoários por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita.

O mesmo parece ocorrer em relação aos vermes, embora outros mecanismos, ainda não totalmente esclarecidos, possam estar envolvidos.

A ação sobre vírus dá-se através da inibição da síntese da estrutura viral, bloqueando a capacidade do vírus para se multiplicar.

O tempo médio de ação do medicamento é de duas a quatro horas após a ingestão.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, pode ocorrer exacerbação dos efeitos colaterais. Nesses casos, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada comprimido revestido de 500 mg contém:

Nitazoxanida___________________________________500 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: sacarose, amido pré gelatinizado, hipromelose, amidoglicolato de sódio, talco, estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, óxido de ferro amarelo.

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

M.S.: 1.0043.1228 | Farm. Resp.: Dra. Maria Benedita Pereira- CRF-SP n.º: 30.378