Bula Codex

Indicação

Para que serve?

O Codex 7,5 mg é indicado para o alívio das dores de intensidade leve.

O Codex 30 mg é indicado para aliviar dores moderadas a intensas, como em casos de entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas, alívio de dor no pós-operatório, pós-extração dentária, neuralgia, lombalgia, dores de origem articular e condições semelhantes.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de um comprimido a cada 4 horas. Em adultos com dores de grau mais intenso, podem ser tomados 2 comprimidos a cada 6 horas, evitando ultrapassar o máximo de 8 comprimidos em um período de 24 horas.

A dose máxima diária de codeína é de 240 mg e de paracetamol é de 4000 mg.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso de Codex são prisão de ventre, boca seca, náuseas, vômitos, tonturas, sonolência e suor excessivo.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Codex não deve ser utilizado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.

Também não deve ser usado para o tratamento da dor pós-operatória em crianças que foram submetidas a tonsilectomia ou adenoidectomia.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas que metabolizem a codeína muito rapidamente, em grávidas ou mulheres que estejam a amamentar.

Não deve ser usado em menores de 12 anos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A codeína deve ser usada com cautela em pacientes em risco para efeitos aditivos no sistema nervoso central, distúrbios convulsivos, lesões na cabeça e em condições na qual a pressão intracraniana esteja elevada, pessoas com comprometimento renal e hepático, diminuição da reserva brônquica, asma brônquica, edema pulmonar, doença obstrutiva das vias aéreas, depressão respiratória aguda ou distúrbios obstrutivos do intestino ou com risco de íleo paralítico.

O uso de codeína em crianças e adolescentes com menos de 18 anos que apresentam problemas respiratórios não é recomendado.

O uso deste medicamento deve ser descontinuado no primeiro sinal de toxicidade por codeína, incluindo sintomas como confusão, respiração superficial e sonolência extrema, que podem ser fatais.

Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Codex tem na sua composição duas substâncias com ação analgésica, a codeína e o paracetamol.

A codeína é um medicamento analgésico que age nos receptores μ-opiáceos predominantemente através do seu metabólito ativo morfina. A codeína também se liga fracamente aos receptores κ, que mediam a analgesia, miose e sedação. Os principais efeitos da codeína são no sistema nervoso central.

O paracetamol é um analgésico e antipirético, que produz a analgesia pela elevação do limiar da dor e antipirese através da ação no centro hipotalâmico regulador do calor.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdosagem, deve-se ir imediatamente ao médico.

Composição

Cada comprimido de 7,5 mg contém:

Paracetamol_________________________________500 mg

Fosfato de codeína____________________________7,5 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, metabissulfito de sódio, docusato de sódio, ácido benzoico, estearato de magnésio, dióxido de silício, ácido tartárico e edetato dissódico di-hidradato).

Cada comprimido de 30 mg contém:

Paracetamol_________________________________500 mg

Fosfato de codeína____________________________30 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, metabissulfito de sódio, docusato de sódio, ácido benzoico, estearato de magnésio, dióxido de silício, ácido tartárico e edetato dissódico di-hidradato).

Laboratório

União Química Farmacêutica Nacional S/A

– SAC: 0800 11 1559

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0497.1209 | Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas CRF-SP: 49136