Bula Coristina D comprimidos

Indicação

Para que serve?

Coristina D em comprimidos é indicada para o tratamento dos sintomas de gripe e resfriado comuns como febre, nariz entupido, coriza, dores de cabeça e de corpo, em adultos e crianças com mais de 6 anos de idade.

Posologia

Como usar?

Adultos e crianças com mais de 12 anos

  • A dose recomendada é de 1 comprimido tomado de 4 em 4 horas, nunca excedendo os 4 comprimidos por dia.

Crianças de 6 a 12 anos

  • A dose recomendada é de meio comprimido tomado de 4 em 4 horas, nunca excedendo os 2 comprimidos por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Coristina D podem incluir sonolência, urticária, suor excessivo, calafrios, secura na boca, nariz e garganta, ansiedade, dor de cabeça, tontura, aumento dos batimentos do coração, azia, náusea e vômito.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Coristina D está contraindicada para crianças com menos de 6 anos de idade, pacientes com glaucoma, retenção de urina, hipertensão grave, doença coronariana grave ou hipertireoidismo, pacientes em tratamento com inibidores da monoaminoxidase – MAO e para pacientes com alergia ao Coristina D ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Coristina D é um medicamento que tem na sua composição ácido acetilsalicílico, maleato de dexclorfeniramina, cloridrato de fenilefrina e cafeína, compostos que permitem tratar os sintomas mais comuns de gripes e resfriados como febre, dor de cabeça e de corpo, coriza e nariz entupido.

O ácido acetilsalicílico é um analgésico e um antitérmico que reduz a dor e a febre e o maleato de dexclorfeniramina é um composto antialérgico que trata a coriza e o nariz entupido. Além disso, o cloridrato de fenilefrina apresenta propriedades vasoconstritoras e a cafeína uma ação revigorante e energética.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Coristina D, deverá falar com o seu médico se tiver mais de 60 anos de idade, estiver grávida ou amamentando, tiver asma, úlcera péptica estenosante, obstrução piloroduodenal, hipertrofia prostática ou obstrução do colo vesical, tiver doenças ou problemas no coração ou no fígado, diabetes mellitus, gota, artrite ou problemas na coagulação do sangue, tiver história de alergia ao ácido acetilsalicílico ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Coristina D deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar sonolência.

O tratamento com Coristina D​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Coristina D​​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Coristina D​​ por cada comprimido contém:

Ácido acetilsalicílico ____________________________ 400 mg
Maleato de dexclorfeniramina ______________________ 1 mg
Cloridrato de fenilefrina __________________________ 10 mg
Cafeína _______________________________________ 30 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: lactose, dióxido de silício coloidal, amido de milho, celulose microcristalina, estearato de magnésio, corante FDC amarelo nº 5 Al lake, talco, corante FDC amarelo nº 6 Al lake, corante FDC ponceau 4R e corante FDC amarelo nº 6, povidona K 90).

Interações Medicamentosas

Coristina D não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como álcool, barbitúricos, antidepressivos tricíclicos ou juntamente com outros depressores do sistema nervoso central.

Laboratório

Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica Ltda.

– SAC: 0800 011 7788

Outros remédios para o tratamento dos sintomas de gripe e resfriado, além de Coristina D, podem ser Trimedal ou Benegrip.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0093.0126
Farm. Resp.: Lucia Lago Hammes