Bula Fenobarbital

Indicação

Para que serve?

O Fenobarbital é indicado para prevenir o aparecimento de convulsões em pessoas com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de 2 a 3 mg/kg/dia em dose única ou fracionada.

A posologia deve ser diminuída em pacientes portadores de insuficiência renal, insuficiência hepática, idosos e nos alcoólatras.

A eficácia do tratamento e a avaliação do ajuste posológico devem ser realizados somente após 15 dias de tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Com o uso de fenobarbital pode ocorrer sonolência, dificuldade para acordar e, às vezes, dificuldade para falar, problemas de coordenação motora e de equilíbrio, vertigem com dor de cabeça, reações alérgicas de pele, alterações no comportamento e de humor, dores articulares, distúrbios do sistema musculo-esquelético e conjuntivo, anemia e outras aletrações no exame de sangue, náuseas e vômitos.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O fenobarbital está contraindicado em pessoas com porfiria, insuficiência respiratória grave, insuficiência hepática ou renal graves e hipersensibilidade aos barbitúricos ou a qualquer componente presente na fórmula e em crianças.

Além disso, este medicamento também não deve ser usado em pessoas que estejam usando remédios como saquinavir e ifosfamida, grávidas, mulheres que estejam a amamentar ou a tomar contracetivos com estrógenos e progestagênios.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O tratamento prolongado com fenobarbital pode levar à dependência. No caso de interrupção do tratamento, a dose deve ser reduzida gradualmente, sob orientação médica.

A interrupção abrupta do tratamento pode levar a crises convulsivas e estado epiléptico.

Foram relatados comportamentos e intenções suicidas em pacientes tratados com agentes antiepilépticos, por isso, os pacientes devem ser advertidos a procurar orientação médica imediatamente caso surjam sinais de comportamentos ou intenções suicidas.

O tratamento com fenobarbital deve ser descontinuado caso surjam sintomas e sinais de Síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise epidérmica tóxica, reações de hipersensibilidade, reações cutâneas ou disfunção hepática.

Deve-se evitar a ingestão de qualquer quantidade de álcool.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a usar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O fenobarbital tem mecanismo de ação no sistema nervoso central prevenindo o aparecimento de convulsões em indivíduos com epilepsia ou crises convulsivas de outras origens.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose deve-se ir urgentemente ao médico.

Composição

Cada comprimido contém:

Fenobarbital___________________________________100 mg

Excipiente___________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: lactose, amido, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio e água de osmose reversa).

Laboratório

Teuto Brasileiro

 – SAC: 0800 621 800

Dizeres Legais:

M.S. no 1.0370. 0640 | Farm. Resp.: Andreia Cavalcante Silva | CRF-GO no 2.659