Bula Gino-canesten 3

Indicação

Para que serve?

O Gino-Canesten 3 creme vaginal é usado para o tratamento infecções fúngicas da vagina, que causam um corrimento infecioso, inflamações na vagina e coceira intensa.

Este medicamento tem na sua composição a substância ativa clotrimazol, que inibe o crescimento e a multiplicação das células fúngicas, como leveduras, muitos outros fungos e algumas bactérias.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada é de um aplicador cheio de creme vaginal o mais profundamente possível na vagina, uma vez por dia, à noite, ao deitar, durante 3 dias seguidos.

Recomenda-se a aplicação com a paciente deitada de costas e com as pernas ligeiramente dobradas.

Veja outras pomadas que podem ser usadas para tratar a candidíase.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Ocasionalmente podem ocorrer reações da pele nas áreas afetadas, como queimação, sensação de picadas ou vermelhidão.

Se os efeitos indesejáveis ocorrerem pela primeira vez ou se os seus sintomas piorarem, deve-se suspender o uso de Gino-Canesten 3 creme vaginal e informar o médico.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este remédio não deve ser utilizado por pessoas que tenham alergia ao clotrimazol ou a qualquer um dos ingredientes do medicamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Gino canesten 3 não deve ser utilizado em crianças com menos de 18 anos, na gravidez e durante a amamentação a não ser que seja recomendado pelo médico.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O clotrimazol age contra fungos por meio da inibição da síntese do ergosterol. A inibição da síntese de ergosterol provoca dano estrutural e funcional da membrana citoplasmática.

Desta forma, inibe o crescimento e a multiplicação das células fúngicas, como leveduras, muitos outros fungos e algumas bactérias.

Geralmente há uma melhora nos sintomas causados pela infecção fúngica da vagina, como coceira, corrimento e sensação de queimação nos primeiros quatro dias após iniciar o tratamento.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

No caso de ingestão acidental, deve-se consultar o médico.

Composição

Cada 5 g de creme contêm:

Clotrimazol____________________________________100 mg

Excipinetes___________________________________q.s.p. 5g

(Excipientes: álcool benzílico, álcool cetoestearílico, polissorbato, octildodecanol, monoestearato de sorbitano, palmitato de cetila e água).

Laboratório

Bayer S.A.

– SAC 0800 7021241

Dizeres Legais:

MS-1.0429.0042 | Farm. Resp.: Dra. Dirce Eiko Mimura – CRF-SP n° 16532