Bula Loceryl Esmalte

Indicação

Para que serve?

Indicado para tratar micoses de unha, onicomicoses, causadas por dermatófitos,leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos.

Posologia

Como usar?

Loceryl Esmalte deve ser aplicado na unha afetada da mão ou do pé uma ou duas vezes por semana, devendo ser seguidas as seguintes instruções de utilização: com uma lima lixar a área da unha afetada; limpar e desengordurar a superfície da unha com uma compressa embebida em álcool isopropílico ou em removedor de esmalte comum; introduzir a espátula no frasco contendo o esmalte, aplicar o conteúdo diretamente sobre a superfície da unha afetada e deixar secar durante aproximadamente de 3 a 5 minutos; limpar o gargalo do frasco, fechar e limpar a espátula com uma compressa embebida em álcool isopropílico caso a queira voltar a usar em outras aplicações.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Loceryl Esmalte é geralmente bem tolerado, podendo ocorrer uma sensação transitória de leve ardência na região das unhas após a aplicação, sendo relatados raros casos de unhas quebradiças ou com alteração na coloração.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Loceryl Esmalte é contra-indicado para os pacientes com hipersensibilidade à amorolfina ou aos outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Loceryl Esmalte​, penetra e propaga-se através da unha, sendo assim capaz de erradicar fungos de difícil acesso no leito ungueal.

A amorolfina tem um efeito fungistático e fungicida que se baseia na alteração da membrana da célula fúngica, atuando na biossíntese do esterol.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

A duração do tratamento com Loceryl Esmalte depende principalmente da gravidade, localização da infecção e velocidade de crescimento da unha, sendo em média de 6 meses para as unhas das mãos e de 9 a 12 meses para as unhas dos pés. O tratamento com Loceryl Esmalte não deve ser interrompido antes da completa regeneração da unha e deve ser evitado o uso de esmaltes ou unhas postiças.

Nas infecções graves, com acometimento da matriz ungueal, a critério médico, Loceryl Esmalte pode ser usado associado ao antimicótico sistêmico.

Este medicamento somente deve ser usado em crianças com menos de 12 anos de idade se for receitado pelo médico.

Loceryl na gravidez e lactação: Em vista da exposição sistêmica extremamente baixa após o uso do esmalte, o risco fetal em humanos parece ser insignificante, no entanto este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

A bula não refere efeitos de superdosagem causados por Loceryl Esmalte. Caso ocorra ingestão acidental, procure orientação médica

Composição

Cada 1 ml de Loceryl Esmalte contém :

Amorolfina (sob a forma de cloridrato)…………………….. 50 mg
Veículo………………………………………………………………………. 1 ml

(Veículo composto por : copolímero do ácido metacrílico, triacetina, acetato de butila, acetato de etila e álcool etílico)

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Loceryl Esmalte deve ser mantido em temperatura ambiente, entre 15º e 30ºC, e o frasco hermeticamente fechado para evitar evaporação ou cristalização do produto. O seu prazo de validade é de 36 meses a partir da data de fabricação e está gravado na embalagem.

Laboratório

Galderma Brasil Ltda.

Rodovia SP-101, Km 9, Condomínio Tech Town, 13186-904 – Hortolândia – SP – Brasil. CNPJ 00.317.372/0004-99

sac@galderma.com

SAC: 0800-0155552

Dizeres legais:

MS-1.2916.0036.004-2

Farm. Resp.: Celso Mendes Alves – CRF-SP nº 23.479