Bula Lyxumia

Indicação

Para que serve?

Lyxumia é indicado para o tratamento da diabetes do tipo 2 em adultos, em conjunto com outros medicamentos para a diabetes.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose inicial é de 10 microgramas, 1 vez por dia, 1 hora antes da primeira refeição do dia ou 1 hora antes da refeição da noite. Esta dose é recomendada para os primeiros 14 dias de tratamento e deve ser administrada utilizando a caneta verde fornecida com o medicamento. Após os primeiros 14 dias de tratamento, geralmente a dose recomendada passa a ser de 20 microgramas por dia, que devem ser administrados utilizando a caneta roxa fornecida com o medicamento.

Lyxumia deve ser injetado de acordo com as instruções previamente dadas pelo seu médico ou enfermeiro, devendo ser administrado na pele, via subcutânea, na zona do estômago, na coxa ou na parte superior do braço.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Lyxumia podem incluir náusea, vômitos, diarreia, dores de cabeça, baixo nível de açúcar no sangue, gripe, infecção do trato respiratório superior, sensação de tontura, má digestão, dores de costas, cistite, infecção viral ou sonolência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Lyxumia está contraindicado para pacientes com alergia ao Lixisenatide ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Lyxumia é um medicamento que tem na sua composição Lixisenatide, um composto que ajuda o corpo a controlar o seu nível de açúcar no sangue quando este se encontra muito alto. Lixisenatide é geralmente usado em conjunto com antidiabéticos orais ou com insulina basal, pois é usado quando outros medicamentos para a diabetes não são suficientes para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Lyxumia​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretender engravidar ou amamentando, tiver menos de 18 anos de idade, tiver diabetes tipo 1 ou cetoacidose diabética, tiver sinais de inflamação grave do pâncreas como dores de estômago fortes, historial de pancreatite, problemas de perda de líquidos ou de desidratação, tiver problemas ou doenças graves de estômago, intestino, rins ou coração, estiver a fazer tratamentos de diálise ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo sulfonilureia, alguma insulina basal, antibióticos ou comprimidos ou cápsulas gastrorresistentes.

Durante o tratamento com Lyxumia deve evitar dirigir veículos ou maquinas pois este medicamento em conjunto com sulfonilureia ou uma insulina basal pode baixar demasiado os níveis de açúcar no sangue e causar tontura ou sonolência.

Lyxumia tem na sua composição Metacresol, um composto que pode ser responsável por causar reações alérgicas.

O tratamento com Lyxumia​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados, pois a interrupção do tratamento sem indicação médica pode levar ao aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Lyxumia​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Lyxumia 10 fornecido na caneta verde, por cada 1 dose, cerca de 0,2 ml, contém:

Lixisenatide ____________________________ 10 microgramas
Excipientes ____________________________________ 0,2 ml

(Excipientes: glicerol a 85%, acetato de sódio tri-hidratado, metionina, metacresol, ácido clorídrico, solução de hidróxido de sódio e água para preparações injetáveis).

Lyxumia 20 fornecido na caneta roxa, por cada 1 dose, cerca de 0,2 ml, contém:

Lixisenatide ____________________________ 20 microgramas
Excipientes ____________________________________ 0,2 ml

(Excipientes: glicerol a 85%, acetato de sódio tri-hidratado, metionina, metacresol, ácido clorídrico, solução de hidróxido de sódio e água para preparações injetáveis).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Lyxumia​ deverá injetar a dose esquecida 1 hora antes da próxima refeição, nunca administrando doses a dobrar ou em horários muito próximos.

Lyxumia emagrece?

Não, Lyxumia não deve ser utilizada para emagrecer, uma vez que é um medicamento que apenas é indicado para o tratamento da diabetes do tipo 2.

Laboratório

Sanofi

– SAC 0800-703 00 14

O genérico de Lyxumia é o Lixisenatide, porém outros remédios para tratar a diabetes podem ser Metformina, Xultophy, Dapagliflozina ou Diabinese.