Bula Maxcef

Indicação

Para que serve?

Maxcef 1 g ou 2 g é indicado para o tratamento e prevenção de infecções causadas por bactérias sensíveis à cefepima, como infecções da traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares, infecções das vias urinárias complicadas e não complicadas, infecções nos rins, infecções na pele, unhas, pêlos e glândulas sudoríparas, infecções intra-abdominais e do trato biliar, infecções ginecológicas e para o tratamento de casos de septicemia e Neutropenia Febril, em adultos.

Em crianças, Maxcef é indicado para o tratamento da pneumonia, infecções complicadas e não complicadas das vias urinárias, infecções nos rins, infecções na pele, unhas, pêlos e glândulas sudoríparas, meningite bacteriana e para o tratamento de casos de septicemia e Neutropenia Febril.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Maxcef a utilizar e a duração do tratamento dependem da infecção a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento, devendo ser indicadas pelo seu médico. Maxcef ​pode ser administrado por via intravenosa ou por via intramuscular e é um medicamento que apenas deve ser administrado por um profissional de saúde treinado.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Maxcef podem incluir reações de alergia no local da administração como vermelhidão, urticária, coceira ou inchaço, urticária na pele ou diarreia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Maxcef está contraindicado para mulheres grávidas e para pacientes com alergia a antibióticos da classe das cefalosporinas, a penicilinas, a outros antibióticos betalactâmicos ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Maxcef é um antibiótico que tem na sua composição Cloridrato de Cefepima, um composto que age contra uma grande variedade de bactérias, inibindo a formação da parede celular bacteriana, combatendo assim as infecções de origem bacteriana.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Maxcef​, deverá falar com o seu médico se estiver amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver problemas no funcionamento dos rins, historial de alergia a algum medicamento, estiver a tomar medicamentos que possam causar toxicidade renal, como, antibióticos aminoglicósideos e diuréticos potentes,

Durante o tratamento com Maxcef pode ocorrer o crescimento de organismos não sensíveis ao Cloridrato de Cefepima, que podem causar infecções secundarias indesejadas. Além disso, durante o tratamento com Maxcef deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas, pois este medicamento pode causar tontura, estado de confusão ou alucinação.

O tratamento com Maxcef​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Maxcef​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Maxcef podem ser confusão, alucinações, torpor, coma, movimentos musculares involuntários, convulsões ou excitabilidade.

Composição

Maxcef​ 1 g por cada frasco-ampola contém:

Cloridrato de Cefepima ____________________________ 1 g
– Equivalente a 1 g de Cefepima
L-arginina ____________________________________ 725 mg

Maxcef 2 g por cada frasco-ampola contém:

Cloridrato de Cefepima ____________________________ 2 g
– Equivalente a 2 g de Cefepima
L-arginina ___________________________________ 1450 mg

Laboratório

Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A.

– SAC:  0800 727 6160

O genérico de Maxcef é o Cloridrato de Cefepima.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0180.0253
Farm. Resp.: Dra. Elizabeth M. Oliveira