Bula Modik

Indicação

Para que serve?

Modik é indicado no tratamento de verrugas externas da região genital e anal, ceratose actínica e carcinoma basocelular superficial, em adultos e crianças mais mais de 12 anos de idade.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Modik está contraindicado para mulheres grávidas ou amamentando e para pacientes com alergia ao Imiquimode ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, é também contraindicada a aplicação de Modik em pele aberta, ferida ou rachada.

Posologia

Como usar?

Tratamento de verrugas externas

  • Para o tratamento de verrugas externas genitais ou anais é recomendada a aplicação de Modik 3 vezes por semana, em dias alternados. Por exemplo, segundas, quartas e sextas ou terças, quintas e sábados. É recomendado que deixe o creme atuar durante 6 a 10 horas, lavando a região tratada com água e sabonete suave após este período.

Tratamento de lesões de ceratose actínica

  • Para o tratamento de lesões de ceratose actínica é recomendada a aplicação de Modik 2 vezes por semana, por exemplo, segundas e quintas ou terças e sextas. É recomendado que deixe o creme atuar durante 8 horas, lavando a região tratada com água e sabonete suave após este período.

Tratamento de carcinoma basocelular superficial

  • Para o tratamento de carcinoma basocelular superficial é recomendada a aplicação de Modik 5 vezes por semana, por exemplo de 2 a 6 feira.

Modik​ deve ser administrado do seguinte modo: começar por abrir um novo sachê de creme e espremer a embalagem a fim de liberar o creme na ponta do dedo indicador. Seguidamente, aplicar uma fina camada de Modik sobre a área afetada previamente limpa e seca, esfregando suavemente até à completa absorção do creme. Após cada aplicação, jogue sempre fora o sachê, nunca guarde a sobra do sachê para usar posteriormente, e lave bem as mãos com água e sabão.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Modik incluem vermelhidão, descamação, erosão da pele, escoriação, inchaço, coceira, ardor, queimação ou dor na área tratada.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Modik, deverá falar com o seu médico caso esteja a tomar outros medicamentos.

Durante o tratamento com Modik, podem ocorrer reações locais na pele, com sintomas como coceira, vermelhidão ou alterações na coloração da pele. Modik apenas deve ser aplicado em regiões externas, de acordo com indicação medica, não devendo ser aplicado na uretra, vagina, colo uterino ou parte interna do ânus.

O tratamento com Modik​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Modik, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Modik por cada 1 grama de creme dermatológico contém:

Imiquimode ____________________________________ 50 mg Excipientes ______________________________________ 1 g

(Excipientes: álcool cetílico, álcool estearílico, petrolato líquido, polissorbato 60, estearato de sorbitana, glicerol, goma xantana, metilparabeno, propilparabeno, álcool benzílico, ácido isoesteárico, água purificada).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Modik deverá aplicar a dose esquecida logo que se lembre.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Modik é um creme dermatológico, que possui na sua composição a substância imiquimode, um modificador da resposta imunológica, que favorece a remissão e eliminação de lesões específicas na pele.

Modik cura o HPV?

Não, Modik não cura o HPV, porém, reduz o surgimento de verrugas genitais, um dos principais sintoma da infecção por HPV.

Laboratório

Germed Pharma Ltda.

– SAC: 0800 7476000

O genérico de Modik é o Imiquimode, porém outro remédios semelhantes podem ser Ixium, Imoxy ou Aldara.

Dizeres Legais:

Reg. MS: 1.0583.0689
Farm. Resp.: Dra Maria Geisa