Bula Monuril

Indicação

Para que serve?

O Munuril contém fosfomicina, que está indicado para o tratamento de curta duração de infecções urinárias, como cistite aguda e recorrente, síndrome uretrovesical bacteriana aguda, uretrite não específica, bacteriúria assintomática na gravidez e infecção urinária pós-operatória.

Além disso, também pode ser usado na prevenção da infecção urinária pós-cirúrgica ou nas intervenções instrumentais do trato urinário.

Posologia

Como usar?

Deve-se dissolver o conteúdo do sachê num copo de água e mexer atécompleta dissolução.

A solução deve ser ingerida de estômago vazio, imediatamente após ser preparado e, idealmente, à noite, antes de deitar e depois de urinar.

A posologia pode variar em função da gravidade da infecção sendo geralmente de 1 sachê em toma única ou a cada 24 horas, durante 2 dias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Monuril são diarreia, náusea, má digestão, vulvovaginite, dor de cabeça e tontura.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com insuficiência renal grave ou que estejam submetidas a hemodiálise.

Além disso, também não deve ser usado por crianças, grávidas ou mulheres que estejam a amamentar, a não ser que seja recomendado pelo médico.

Veja outros medicamentos que o médico pode receitar para a infecção urinária.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Pode ocorrer diarreia grave com o uso de Monuril, que pode ser sintomática de doença associada a Clostridium difficile. Caso a diarreia seja persistente e/ou com sangue, deve-se consultar o médico o mais brevemente possível.

Este medicamento deve ser usado com cautela em diabéticos porque contém açúcar e não é recomendado em pacientes com doenças hereditárias de intolerância a frutose, mal absorção da glicose-galactose ou insuficiência de sacarose-isomaltose.

O médico deve ser informado acerca de qualquer medicamento que a pessoa esteja a tomar.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Monuril contém fosfomicina, que é um antibiótico sintetizado em laboratório, de amplo espectro de ação, que apresenta uma elevada atividade bactericida contra batérias Gram-positivos e Gram-negativos frequentemente isolados nas infecções urinárias.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de superdose, deve-se ir imediatamento ao médico.

Composição

Cada envelope contém:

Fosfomicina trometamol*_________________________5,631 g

*equivalente a 3g de fosfomicina

Excipientes____________________________q.s.p. 1 envelope

(Excipientes: sacarose, sacarina, aroma de tangerina, aroma de laranja.)

Laboratório

Zambon Laboratórios Farmacêuticos Ltda.

SAC: 0800-0177011

Dizeres legais:

Registro MS – 1.0084.0139 | Farmacêutica Responsável: Juliana Paes de O. Rodrigues – CRF-SP 56.769