Bula Myalept

Indicação

Para que serve?

Myalept é indicado no tratamento da deficiência de Leptina, em pacientes com lipodistrofia generalizada congênita ou adquirida.

Posologia

Como usar?

Geralmente, Myalept deve ser administrado através de 1 injeção 1 vez por dia, de preferência sempre à mesma hora. A dose recomendada e a duração do tratamento com Myalept devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Myalept é um medicamento injetável, que deve ser administrado sob a pele, no abdômen, coxa ou braço, de acordo com as indicações de utilização dadas pelo seu médico.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Myalept podem incluir baixos níveis de açúcar no sangue com sintomas como tremores, suores, dor de cabeça, sonolência, cansaço, tontura, confusão, irritabilidade, fome, aumento dos batimentos do coração, agitação e nervosismo, dor de cabeça, perda de peso ou dor abdominal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Myalept está contraindicado para pacientes com obesidade geral não causada por lipodistrofia generalizada congênita ou adquirida e para pacientes com alergia ao Metreleptin ou a algum dos componentes da fórmula.

Além disso, a utilização de Myalept está contraindicada para o tratamento da lipodistrofia generalizada relacionada com a Aids e para pacientes com doença metabólica como, diabetes mellitus e hipertrigliceridemia, sem sinais ou sintomas de lipodistrofia generalizada congênita ou adquirida.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Myalept é um medicamento que tem na sua composição Metreleptin, um composto responsável por se ligar e ativar o receptor humano da Leptina.

A Leptina é um hormônio que é produzido maioritariamente pelo tecido adiposo, responsável por “informar” o sistema nervoso do estado das reservas de energia do corpo. Em pacientes com lipodistrofia generalizada congênita ou adquirida, ou seja, com deficiência de Leptina, ocorre uma perda exagerada de tecido adiposo, o que contribui para consumo excessivo de calorias o que pode levar ao aparecimento de anormalidades metabólicas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Myalept, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver doenças ou problemas no sangue, problemas relacionados com a medula óssea, historial de linfonodos, de linfoma, estiver em tratamento com medicamentos para a diabetes como insulina ou sulfonilureia, tiver algum problema ou doença no sistema imune ou no pâncreas, tiver níveis elevados de triglicerídeos no sangue, tiver outros problemas de saúde ou doenças ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Myalept, podem aparecer infecções, problemas no sangue como diabetes ou pode ocorrer um aumento de gordura no sangue, sendo recomendado que o seu médico faça uma monitorização regular do seu estado de saúde. Além disso, também existe um maior risco de aparecimento de linfoma, um tipo de câncer no sangue.

Durante o tratamento com Myalept, caso sinta sintomas de urticária, coceira ou vermelhidão na pele, inchaço na face, lábios, língua ou garganta, tontura ou alterações nos batimentos cardíacos, deve consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Myalept​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de administração excessiva de Myalept​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Myalept após reconstituição por cada 1 ml contém:

Metreleptin _____________________________________ 5 mg

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Myalept, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que o faça no mesmo dia. Porém, se apenas se lembrar no dia seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Myalept nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

AstraZeneca do Brasil Ltda.

SAC: 0800-014 55 78