Bula Nasonex spray

Indicação

Para que serve?

O nasonex spary é um remédio indicado para aliviar a congestão nasal, a sensação de coceira e os espirros em pessoas com rinite alérgica sazonal, em adultos e crianças com mais de 2 anos.

Além disso, pode ainda ser usado em alguns casos de pólipos no nariz ou rinossinusite, para aliviar os sintomas, juntamente com outros medicamentos ou formas de tratamento. Veja outros remédios usados no tratamento da sinusite.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Nasonex spray varia de acordo com o problema a tratar e a idade, sendo que as orientações gerais incluem:

Rinite alérgica

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos: 2 aplicações do spray em cada narina, por dia. Após melhora dos sintomas, deve-se aplicar apenas 1 vez em cada narina. Porém, se não houver melhora, pode-se aumentar a dose para 4 aplicações em cada narina antes de consultar o médico;
  • Crianças dos 2 a 11 anos: 1 aplicação em cada narina uma vez por dia.

Rinossinusite

Só deve ser usado no caso de adultos e adolescentes com mais de 12 anos. Para isso, é aconselhado fazer 2 aplicações, em cada narina, duas vezes por dia. Se não houver melhora dos sintomas, a dose pode ser aumentada para 4 aplicações, 2 vezes ao dia.

Pólipos nasais

Fazer duas aplicações em cada narina 2 vezes por dia. Quando os sintomas melhorarem, recomenda-se a redução da dose para duas aplicações em cada narina uma vez por dia.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

O uso deste remédio pode provocar alguns efeitos secundários como dor de cabeça, sangramento, queimação ou irritação no nariz e dor de garganta.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O nasonex não pode ser utilizado por crianças com menos de 2 anos ou por pessoas com hipersensibilidade ao furoato de mometasona ou a qualquer um dos seus componentes.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A substância ativa de Nasonex spary é o furoato de mometasona, um glicocorticoide tópico com ação anti-inflamatória local que reduz a irritação de vários tipos de inflamação do nariz.

O tempo médio do início da ação é de 7 a 12 horas após a primeira aplicação.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar este remédio é importante informar o médico se existiu uma cirurgia recente ao nariz, se existem feridas no nariz ou algum tipo de infecção respiratória ou nos olhos, como tuberculose.

Nasonex spray engorda?

Não, o nasonex spray não tem este tipo de efeito. Mas sendo um remédio composto por uma cortisona poderá causar alguma retenção de líquido responsável por inchaço e aumento do peso corporal.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Devido à baixa absorção deste medicamento para o sangue, é possível que não existam casos de superdosagem. No entanto, se surgirem efeitos colaterais ao uso de uma dose superior à indicado pelo médico, deve-se ir ao pronto-socorro com a caixa do Nasonex spray.

Composição

Cada aplicação de Nasonex spay liberta:

Furoato de mometasona__________________________________ 50 mcg

(Excipientes: celulose microcristalina, carmelose sódica, glicerol, ácido cítrico, citrato de sódio dihidratado, polissorbato 80, cloreto de benzalcônio e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Dizeres Legais:

MS 1.0171.0191 | Farm. Resp.: Marcos C. Borgheti | CRF-SP nº 15.615

Laboratório

Schering-Plough Produtos Farmacêuticos Ltda.