Bula Notuss TSS

Indicação

Para que serve?

Notuss TSS é um medicamento indicado para o tratamento da tosse seca e irritante sem secreção.

Uso Oral – Uso Adulto e Pediátrico acima de 2 anos de idade

Posologia

Como usar?

Notuss TSS Pediátrico:

A dose recomendada de Notuss Pediátrico ou Notuss TSS Xarope 1,5 mg/ml, para crianças entre os 2 e os 3 anos de idade é de 2,5 ml a 5 mL, administrada 4 vezes por dia. Para crianças com mais de 3 anos de idade, a dose recomendada é de 10 mL, administrada 4 vezes por dia.

Notuss TSS Pediátrico deve ser administrado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por encaixar a seringa dosadora no adaptador do frasco, mantendo o frasco ligeiramente inclinado e após encaixada a seringa, virar o frasco ao contrário com o bocal para baixo. Para recolher os ml necessários de medicamento, puxar cuidadosamente o êmbolo da seringa e medir a quantidade necessária em mL. Seguidamente, volte a virar o frasco para cima, com o bocal virado para cima, e só depois é que poderá retirar cuidadosamente a seringa doseadora. Por fim, esvaziar lentamente na boca, com a cabeça levemente inclinada para trás, o conteúdo da seringa, tapar o frasco e lavar a seringa doseadora com água corrente.

Notuss TSS Xarope 3,0 mg/ml:

A dose recomendada de Notuss TSS Xarope 3,0 mg/ml para adultos e crianças com mais 12 anos de idade, é de 10 mL, equivalente a 1 copo dosador cheio até à marca, 4 vezes por dia.

Veja outros xaropes que podem ser usados para tratar a tosse.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeito colaterais de Notuss TSS são raros, no entanto, podem surgir sintomas de hipotensão – queda da pressão arterial e de sonolência.

Contraindicações

Quando não devo usar?

A administração de Notuss TSS é contraindicada a: mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com alergia à Dropropizina ou a outros componentes da fórmula, pacientes com insuficiência respiratória grave, pacientes com propensão para quedas da pressão arterial, pacientes com asma e a pacientes com tosse com secreção.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Notuss TSS é um medicamento que tem na sua composição Dropropizina, uma substância que é rapidamente absorvida pelo trato gastrintestinal, com início de ação entre 15 a 30 minutos após administração oral. Notuss TSS é um medicamento que atua bloqueando os receptores da tosse e que possui uma discreta ação antialérgica, o que faz com que possa ser usado no tratamento da tosse de origem alergênica.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Notuss Pediátrico é mais indicado para crianças, e apenas deve ser administrado em crianças com mais de 2 anos de idade, enquanto que Notuss TSS Xarope 3,0 mg/ml é mais indicado para adultos, e apenas deve ser administrado em crianças com mais de 12 anos de idade.

Antes de iniciar o tratamento com Notuss TSS, deverá falar com o seu médico se: tiver alteração da função dos rins ou do fígado, estiver a tomar outros medicamentos, tiver mais de 65 anos, pretender administrar a crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, ficar grávida durante o tratamento, tiver diabetes, precisar de dirigir e operar máquinas e tiver hipotensão

A duração do tratamento com Notuss TSS deve ser a mais curta possível, devendo apenas ser utilizado por um período de poucos dias.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Notuss TSS, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Notuss TSS, incluem: hipotensão – queda de pressão arterial e sonolência.

Composição

Notuss Pediátrico:

Cada 1 mL de Notuss Pediátrico ou Notuss TSS Xarope 1,5 mg/ml contém:

Dropropizina _________________________________ 1,5 mg
Excipientes ______________________________ q.s.p. 1 mL

(Excipientes: benzoato de sódio, ácido benzoico, sacarose, aroma de morango, ácido cítrico e água purificada).

Notuss TSS Xarope 3,0 mg/ml:

Dropropizina _____________________________________ 3 mg
Excipientes ________________________________ q.s.p. 1 mL

(Excipientes: benzoato de sódio, ácido benzoico, sacarose, aroma de mel, ácido cítrico e água purificada).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Notuss TSS deve ser guardado à temperatura ambiente, entre 15°C e 30°C, protegido da luz e da umidade.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Notuss TSS deverá saltar a dose esquecida, administrando apenas a dose seguinte no horário do costume. As doses de Notuss TSS nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Durante o tratamento com Notuss TSS, deverá evitar a administração de: bebidas alcoólicas, depressores do Sistema Nervoso Central, alguns analgésicos e de medicamentos para o tratamento de insônia e ansiedade.

Laboratório

Aché

 – SAC 0800 701 6900

Dizeres Legais:

MS – 1.0573. 0449
Farm. Resp. : Gabriela Mallmann

O Notuss TSS também pode ser conhecido comercialmente como Dropropizina.

O Notuss TSS também pode ser encontrado na forma de Notuss.