Bula Onglyza 5mg

Indicação

Para que serve?

O Onglyza é um remédio usado no tratamento da diabetes, sozinho ou como terapia combinada.

Em monoterapia é indicado para melhorar o nível de açúcar no sangue de adultos com diabetes mellitus tipo 2, em associação com dieta e exercício.

Em terapia combinada é usado em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 para melhorar os níveis de açúcar no sangue em combinação com metformina, tiazolidinediona, sulfonilureia ou insulina, quando isoladamente não proporcionarem controle glicêmico adequado.

Posologia

Como usar?

O Onglyza deve ser tomado inteiro, podendo ser ingerido com ou sem alimentos.

Uma vez que a dose recomendada pode variar entre 2,5 mg e 5 mg, também está disponível na farmácia Onglyza 2,5 mg.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Onglyza tem na sua constituição saxagliptina que atua sobre uma enzima que controla a liberação de glicose para o sangue, chamada de dipeptidil peptidase 4.

Assim, inibindo essa enzima, a saxagliptina estimula o pâncreas para produzir insulina que reduz o açúcar no sangue e reduzir a produção de glucagon, que é uma substância que aumenta o açúcar no sangue.

Estes efeitos aumentam a resposta natural do organismo aos alimentos, e por isso, este remédio reduz os níveis de açúcar no sangue antes e após as refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns que ocorrem com o uso de Onglyza são infecções respiratórias, infecções urinárias, dor de cabeça, sinusite, dor abdominal, gastroenterite, vômito, inchaço dos pés e das pernas, nasofaringe, hipoglicemia, alergias e diminuição dos linfócitos no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Onglyza não deve ser usado por pessoas com histórico de reação alérgica a qualquer inibidor da enzima DPP-4 ou que desenvolvam alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, este remédio também não deve ser usado em mulheres grávidas ou a amamentar.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deve ser usado com cuidado juntamente com medicamentos que podem causar hipoglicemia, em situações como febre, trauma, infecção ou estresse corporal.

Além disso, também deve ser usado com precaução em pessoas com pancreatite, deficiência nos rins, insuficiência cardíaca ou dor nas articulações

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Se ocorrer uma superdose deve-se ir imediatamente ao pronto socorro.

Composição

Cada comprimido de Ongliza 5 mg contém:

Saxagliptina_____________________________________5 mg

Excipientes__________________________q.s.p. 1 comprimido

Laboratório

.

Dizeres legais:

MS – 1.1618.0261 | Farm. Resp.: Dra. Gisele H. V. C. Teixeira – CRF-SP nº 19.825