Bula Otrivina

Indicação

Para que serve?

O Otrivina é um descongestionante nasal que alivia o entupimento do nariz causado por resfriados, febre do feno, rinites ou sinusites alérgicas.

O médico também pode utilizar a solução em gotas durante a rinoscopia, um exame que é realizado no nariz

Além disso, tanto as gotas como o gel, contêm substâncias que ajudam a prevenir o ressecamento e a irritação do nariz.

Conheça outros remédios usados para tratar a sinusite.

Posologia

Como usar?

Este medicamento deve ser usado após assoar o nariz, da seguinte forma:

  • Otrivina solução gotas:

Aplicar 2 a 4 gotas em cada narina, quando necessário, até 3 vezes ao dia, inspirando de seguida pelo nariz.

  • Otrivina gel:

Aplicar uma pequena quantidade de gel o mais profundamente possível dentro de cada narina, até 3 vezes ao dia. Recomenda-se que uma das doses seja aplicada antes de dormir. O produto em gel é mais recomendado para situações em que haja formação de crostas dentro das narinas, como acontece em resfriados, por exemplo.

O efeito de Otrivina em gel começa em 2 minutos após sua aplicação e permanece por até 12 horas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Otrivina são secura ou irritação da mucosa nasal, náusea, dor de cabeça e sensação de queimação local.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes ou pessoas que tenham sido submetidas a cirurgias dentro do nariz e certas cirurgias no cérebro, que sofram de glaucoma de ângulo estreito ou de inflamação nasal crônica com mucosa nasal muito seca.

Além disso, também não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou lactantes, sem orientação médica.

Este medicamento também é contra-indicado para menores de 12 anos de idade.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de se iniciar o tratamento com Otrivina, a pessoa deve informar o médico caso sofra de hipertensão, doença cardíaca, hipertireoidismo, diabetes, tumor nas glândulas suprarenais, hiperplasia da próstata ou caso esteja a fazer algum tratamento com o uso de medicamentos.

Este medicamento também deve ser usado com cuidado em pessoas que costumam ter reações mais fortes a medicamentos do tipo adrenérgicos, como insônia, tonturas, tremores, alterações do ritmo cardíaco ou pressão arterial elevada.

Assim como outros descongestionantes nasais, o Otrivina não deve ser utilizado por mais que 10 dias consecutivos para se evitar o efeito rebote.

Além disso, Otrivina pode causar secura ocular e, por isso, deve ser usado com cautela em usuários de lentes de contacto.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O medicamento Otrivina tem na sua composição xilometazolina, que é uma substância ativa que age diretamente sobre os vasos sanguíneos nasais que se encontram dilatados quando o nariz está congestionado, exercendo um efeito vasoconstritor, que possibilita que a pessoa consiga respirar mais facilmente pelo nariz.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental ou uso indevido, deve-se procurar um médico urgentemente.

Composição

Cada 100 g do gel nasal contém:

Cloridrato de xilometazolina_______________________0,1 g

Excipientes______________________________q.s.p. 100 g

(Excipientes: hipromelose, cloreto de benzalcônio, cloreto de sódio, óleo de rícino, fosfato de sódio monobásico di-hidratado, edetato dissódico, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, perfume, sorbitol e água).

Cada 100 g das gotas nasais contêm:

Cloridrato de xilometazolina_______________________0,1 g

Excipientes______________________________q.s.p. 100 g

(Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, sorbitol, hipromelose, fosfato de sódio monobásico di-hidratado, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, cloreto de sódio e água purificada. ).

Laboratório

Novartis Biociências

– SAC: 0800 888 3003