Bula Pantelmin

Indicação

Para que serve?

O Pantelmin está indicado para tratar infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Posologia

Como usar?

1. Comprimidos

O Pantelmin deve ser tomado, com um pouco de líquido, em dose única. Não é necessário tomar o comprimido junto com os alimentos, nem seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulem a evacuação.

2. Suspensão oral

A dose recomendada para tratar infestações por nematódeos é de 5 mL, 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos, independente do peso corpóreo e idade.

Para tratar infestações por cestódeos, a dose recoemndada é de 10 mL, 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos. A posologia para crianças é de 5 mL do copo-medida, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Geralmente, o Pantelmin é bem tolerado e não provoca efeitos colaterais, no entanto, em casos muito raros, pode ocorrer dor de estômago, reação alérgica, problemas de pele, convulsões, problemas no sangue ou tonturas.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Este medicamento não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, em crianças com menos de 1 ano de idade, em grávidas e mulheres que estejam a amamentar.

Conheça outros remédios antiparasitários.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Além do tratamento com Parasin, para evitar futuras infecções por germes e parasitas, a pessoa e os restantes membros da família devem manter as instalações sanitárias limpas e lavar as mãos depois de utilizá-las, evitar andar descalça, cortar e manter as unhas limpas, beber água filtrada ou fervida, lavar e cozinhar bem os alimentos, manter os alimentos e os depósitos de água cobertos, combater os insetos, lavar as mãos antes das refeições, lavar os utensílios domésticos e ferver as roupas intimas e de cama.

Composição

Cada comprimido contém:

Mebendazol_________________________________500 mg

Excipientes________________________q.s.p. 1 comprimido

(Excipientes: amido de milho, amidoglicolato de sódio, aroma de morango, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monohidratada, metilcelulose, sacarina sódica di-hidratada e dióxido de silício coloidal).

Cada mL da suspensão contém:

Mebendazol__________________________________20 mg

Excipientes_______________________________q.s.p. 1 mL

(Excipientes: ácido cítrico, aroma de laranja, carmelose sódica, celulose microcristalina, corante amarelo crepúsculo, laurilsulfato de sódio, metilparabeno, propilparabeno, sacarose e água deionizada).

Laboratório

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

– Telf.: 00351 21 43 68 835 (Portugal) 

Dizeres legais:

MS – 1.1236.3333 6 | Farm. Resp.: Marcos R. Pereira – CRF/SP n° 12.304