Bula Periactin

Indicação

Para que serve?

Periactin é indicado para reações de origem alérgica, no tratamento de alergias na pele, coceira da catapora, reações alérgicas a picadas de insetos e picadas, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e no tratamento de enxaqueca ou outras dores de cabeça semelhantes, em adultos.

Posologia

Como usar?

Adultos: a dose recomendada de Periactin 4 mg é de 4 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia. Periactin deve ser tomado segundo indicação médica, e a dose diária administrada pode ser aumentada até um máximo de 20 mg por dia.

Crianças: a dose recomendada de Periactin 4 mg para crianças é de 4 mg, 1 comprimido, 3 vezes por dia.

Deve tomar os comprimidos de Periactin 4 mg com um copo de água, sem partir ou mastigar os comprimidos.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Periactin podem incluir urticária na pele, dificuldades em respirar, tontura, aumento dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea baixa, palpitações, sangramento do nariz, sonolência, falta de coordenação, cansaço, confusão, inquietação, excitação, nervosismo, irritação, tremores, dificuldade em dormir, formigamento, inflamação dos nervos com elevada sensibilidade à dor, agressividade, alucinações, sensação de desmaio, dor de cabeça, euforia, histeria, inflamação nos ouvidos com zumbido nos ouvidos, visão dupla ou embaçada, vertigem, garganta e nariz seco, catarro, nariz entupido, sensação de falta de ar, aperto no peito, boca seca, dor no estômago, perda de apetite, náusea, vômito, aumento do apetite, aumento de peso, diarreia, prisão de ventre, urinar com mais frequência, dificuldade em urinar, incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, sensibilidade à luz solar, transpiração excessiva, tremores, inchaço da pele, problemas no fígado, pele e olhos amarelados e problemas menstruais.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Periactin está contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pacientes idade avançada e com dificuldades motoras, pacientes que estejam a tomar medicamentos inibidores da monoamina oxidase (IMAO), pacientes com estreitamento da abertura do estômago, glaucoma, dificuldade em urinar, úlcera no estômago, pacientes que estejam em tratamento para ataques de asma e para pacientes com alergia ao Cloridrato Cyproheptadine ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Periactin é um medicamento que tem na sua composição Ciproeptadina, um composto com propriedades Anti-histamínicas, que atua bloqueando os efeitos do excesso de produção de Histamina e Serotonina no corpo. Assim, Periactin é eficaz no tratamento de diversas doenças, geralmente de origem alérgica, onde ocorre um excesso de produção destes compostos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Periactin, deverá falar com o seu médico se tiver intolerância a alguns açucares, pressão intra-ocular alta, hiperatividade da glândula tiroide, pressão alta, doença ou problemas no coração ou se tiver asma brônquica.

Durante o tratamento com Periactin, pode sentir sonolência, apatia ou falta de coordenação motora, pelo que deve evitar dirigir veículos ou máquinas.

O tratamento com Periactin não deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Periactin​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Periactin por cada comprimido contém:

Cloridrato de Ciproeptadina Anidro ___________________ 4 mg

Excipientes _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: fosfato de cálcio hidrogênio E341, lactose, estearato de magnésio E572, amido de batata, amido de milho pré-gelatinizado).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Periactin, deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Periactin nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Periactin não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, moclobemida, fenelzina, tranilcipromina, linezolida, pargilina, medicamentos para dormir, medicamentos para preocupações ou para a ansiedade como diazepam, alprazolam, clordiazepóxido, clorazepato, medicamentos para a depressão ou juntamente com medicamentos que causem sonolência como sedativos ou tranquilizantes.

Periactin altera o apetite?

Sim, Periactin altera o apetite pois, dependendo do metabolismo de cada paciente, pode causar tanto perda de apetite como aumento do apetite e consequentemente, aumento de peso.

Laboratório

Auden Mckenzie

– Telf.: 01895 627 420 (Reino Unido)

O genérico da Periactin é o Cloridrato Cyproheptadine, além disso, outros remédios anti-histamínicos podem ser Rafex​, Zyrtec​, Desloratadina, Loratadina, Alektos ou Histadin.