Bula Peridal

Indicação

Para que serve?

Peridal em comprimidos ou suspensão oral é indicado para o alivio de sintomas de síndromes dispépticas, como sensação de enfartamento, distensão abdominal, arrotos frequentes, excesso de gases, náuseas, vômitos e dor abdominal, em crianças e adultos. Além disso, Peridal também pode ser utilizado no tratamento de sintomas mais simples como náuseas e vômitos.

Posologia

Como usar?

As quantidades de Peridal a utilizar e a duração do tratamento, devem ser indicadas pelo seu médico, pois depende do problema a tratar e da idade e resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Peridal em comprimidos

  • Geralmente, a dose recomendada para adultos é de 10 mg, 1 comprimido ou 10 mL da suspensão, 3 vezes por dia, 15 a 30 minutos antes das refeições e ao deitar.

Peridal​ suspensão oral

  • Geralmente, a dose recomendada para crianças é de 2,5 ml de suspensão oral por cada 10 quilos de peso corporal da criança, administrados 3 vezes por dia, cerca de 30 minutos antes das refeições e ao deitar.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Peridal podem incluir cólicas leves e ligeiro desconforto abdominal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Peridal está contraindicado para pacientes com Prolactinoma, em tratamento com cetoconazol, pacientes com cólicas graves ou fezes escuras persistentes e para pacientes com alergia à Domperidona ou a outros componentes da fórmula.

Conheça outros medicamentos que estão indicados para o alívio de náuseas e vômitos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Peridal, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o medicamento a crianças com menos de um ano de idade, tiver doenças ou problemas nos rins ou fígado, intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose, intolerância ao sorbitol ou à frutose ou se estiver a tomar outros medicamentos.

Peridal suspensão oral é mais indicado para crianças com idade inferior a 5 anos e Peridal em comprimidos para crianças com mais de 5 anos de idade e adultos.

Durante o tratamento com Peridal caso sinta sintomas como movimentos irregulares dos olhos, postura anormal, como pescoço torto, tremor, rigidez muscular, aumento das mamas, secreção de leite, urticária na pele, coceira, falta de ar, inchaço na face ou caso verifique alterações na menstruação, deve interromper o tratamento e consultar o seu médico logo que possível.

O tratamento com Peridal nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Peridal é um medicamento que tem na sua composição Domperidona, um composto antagonista da dopamina com propriedades antieméticas e antidopaminérgicas. A Domperidona é um composto que restaura a harmonia rítmica motora do esôfago, estômago e duodeno, possibilitando a reorganização da sequência das etapas digestivas. Além disso, devido à sua ação antiemética a Domperidona impede a vontade de vomitar.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Peridal, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Peridal podem incluir sonolência, confusão, movimentos descontrolados como movimento irregular dos olhos ou postura anormal.

Interações Medicamentosas

Peridal não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos que retardem a atividade do estômago e do intestino, medicamentos para a acidez estomacal, antifúngicos orais com cetoconazol, medicamentos para o tratamento de fungos como itraconazol, miconazol e fluconazol, antibióticos como eritromicina, claritromicina ou troleandomicina, certas drogas para o tratamento da AIDS ou juntamente com o anti-depressivo nefazodona.

Composição

Peridal​ por cada comprimido contém:

Domperidona ___________________________ 10 mg
Excipientes _______________________ 1 comprimido

(Excipientes: amido, celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, povidona).

Peridal​ por cada 1 ml de suspensão oral contém:

Domperidona ____________________________ 1 mg
Veículo __________________________________ 1 ml

(Veículo: celulose microcristalina e carmelose sódica, citrato de sódio di-hidratado, edetato dissódico di-hidratado, glicerol, goma xantana, metilparabeno, polissorbato 60, propilparabeno, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sorbitol, água deionizada).

Peridal trata o refluxo?

Sim, Peridal pode ser utilizado no tratamento do refluxo, pois é capaz de aliviar os sintomas provocados por este problema.

Laboratório

Medley

– SAC: 0800 7298000.

O genérico de Peridal é a Domperidona e outros remédios para o tratamento de náuseas e vômitos podem ser Primperan, Fágico, Digesan ou Prometazina.

Dizeres Legais:

M.S.: 1.0181.0422
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa