Bula Praluent

Indicação

Para que serve?

Praluent ​indicado como tratamento auxiliar para baixar os níveis de colesterol em adultos com aterosclerose ou com hipercolesterolemia familiar heterozigótica.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada é de 75 mg administrados através de uma injeção subcutânea, de 2 em 2 semanas, de acordo com indicação médica.

A dose recomendada de Praluent e a duração do tratamento devem ser indicadas pelo médico, pois da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Praluent podem incluir faringite, com sintomas como dor de garganta, febre e tosse, reações no local da injeção como coceira, vermelhidão ou inchaço e sintomas de gripe ou resfriado.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Praluent está contraindicado para pacientes com alergia ao Alirocumab ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Praluent tem na sua composição Alirocumab, um anticorpo monoclonal que se liga à proteína PCSK9, inibindo a sua ação sobre os receptores de LDL nos hepatócitos. Desta forma, Alirocumab aumenta o número de receptores LDL disponíveis, facilitando assim a eliminação de LDL e reduzindo os níveis de colesterol ruim no sangue.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Praluent, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, pretender administrar o tratamento a crianças ou se tiver mais de 65 anos de idade, tiver historial de doenças ou problemas graves no fígado, rins ou coração, tiver historial de alergias ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Praluent caso sinta sintomas de alergia como coceira, vermelhidão ou urticária na pele ou mesmo dificuldade em respirar ou inchaço na cara, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

Antes de usar Praluent, verifique se a zona onde pretende administrar o tratamento se encontra sem doença ativa, erupções na pele, inflamação, infecções e sem ferimentos como queimaduras solares.

O tratamento com Praluent nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. Além disso, durante o tratamento com Praluent é recomendado que seja feita uma dieta adequada, que deve sr indicada pelo seu médico.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Praluent, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Praluent 75 mg​ por cada 1 ml contém:

Alirocumab ___________________________________ 150 mg
Veículos ________________________________________ 1 ml

Praluent 150 mg​ por cada 1 ml contém:

Alirocumab ___________________________________ 150 mg
Veículos ________________________________________ 1 ml

(Veículos: histidina, polissorbato 20, sacarose e água para injeção).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Praluent deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que não tenham passado mais de 7 dias. Porém, se já se passaram mais de 7 dias, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose seguinte agendada.

Laboratório

Sanofi

– SAC 0800-703 00 14

O genérico de Praluent é o Alirocumab e outros medicamentos para ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue podem ser Sinvascor, Atorvastatina, Rosucor ou Crestor.