Bula Prevenar 13

Indicação

Para que serve?

Prevenar 13 é uma vacina indicada para doenças pneumocócicas, na prevenção da meningite, pneumonia, sepse, otite e bacteremia, em adultos e crianças com mais de 6 semanas de idade.

Posologia

Como usar?

Prevenar 13 é um medicamento para uso intramuscular, que apenas deve ser administrado segundo orientação médica, num hospital ou numa clínica, por um médico ou enfermeiro. Geralmente, a dose recomendada de Prevenar 13 é de 0,5 mL de vacina, administrada no músculo do braço ou da perna.

Para lactentes até 6 meses de idade, Prevenar 13 deve ser administrada em 3 doses consecutivas de 0,5 mL cada, administradas com aproximadamente 2 meses de intervalo, seguindo-se por fim passados 2 meses uma quarta dose de 0,5 ml aos 12-15 meses de idade.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Prevenar 13 incluem diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência, sono inquieto ou diminuição do sono, febre, dor generalizada, sensibilidade, vermelhidão na pele, diarreia, vômito, urticária na pele, febre acima de 39°C, inchaço, endurecimento ou sensibilidade no local da vacinação interferindo com o movimento.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Prevenar 13 está contraindicado para crianças com menos de 6 semanas ou com alergia a algum dos componentes da fórmula. Além disso, a administração de Prevenar 13 por via intravenosa é contraindicada, devendo apenas ser administrada intramuscularmente, no músculo.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Prevenar 13 é uma vacina que atua contra a bactéria Streptococcus pneumoniae, que vai estimular sistema imunológico da criança, fazendo com que este produza uma resposta imune, defesa, de longa duração e com memória imunológica.

Prevenar 13 vai assim ajudar o organismo a criar seus próprios anticorpos, capazes de combater diferentes doenças causadas por esta bactéria pneumocócica, diminuindo-se assim o risco de crianças vacinadas contraírem estas doenças.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de administrar Prevenar 13​, deverá falar com o médico se estiver gravida ou amamentando, tiver infecção leve do trato respiratório, febre ou sangramentos, estiver a tomar outros medicamentos ou se tiver de tomar outras vacinas.

O tratamento com Prevenar 13 nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

O tratamento com Prevenar 13 apenas pode ser feito segundo supervisão médica, pelo que é pouco provável que ocorra uma administração excessiva deste medicamento. Contudo, caso ocorram alguns efeitos colaterais após a administração de Prevenar 13, contacte o seu médico.

Composição

Cada 0,5 mL de Prevenar 13, dose intramuscular, contém: 2,2 µg de sacarídeo por sorotipo 1, 3, 4, 5, 6A, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F; 4,4 µg de sacarídeo para o sorotipo 6B; aproximadamente 32 µg de proteína CRM197 e 0,125 mg de alumínio como adjuvante.

(Excipientes: cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção).

Armazenamento

Onde como e por quanto tempo posso guardar?

Prevenar 13 deve ser conservado numa geladeira, a uma temperatura entre os 2º C e os 8º C. Após a remoção da tampa protetora da seringa, a vacina deve ser imediatamente administrada.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Prevenar 13 deverá consultar o seu médico, logo que possível, para que o esquema vacinal possa ser continuado.

A vacina Prevenar 13 pode dar febre?

Sim, a febre é um dos efeitos colaterais que o seu bebê pode ter, após lhe ser administrada a vacina Prevenar 13.

Laboratório

Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda.

– SAC: 08000 160625

MS: 1.2110.0277
Farm. Resp.: Edina S. M. Nakamura