Bula Protectina 100 e 200 mg
Indice
Indicação
Para que serve?
É indicado no tratamento de doenças da região genital como:
- Uretrite;
- Prostatite;
- Epididimoorquite;
- Sífilis;
- Doença inflamatória pélvica.
Pode também ser usado no tratamento de pneumonia atípica, cólera, acne, malária cloroquina-resistente, leptospirose e doença de Lyme.
Posologia
Como usar?
A dosagem e o modo de administração varia de acordo com o tipo de doença a tratar, devendo o médico indicar qual a melhor dose.
Existem comprimidos de Protectina de 50 mg, 100 mg e 200 mg.
Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
As reações adversas mais comuns são náusea, vômito, diarreia, inflamação da língua, inflamação na região dos genitais e ânus, úlceras, aumento da sensibilidade da pele à luz, coceira, anemia e outras alterações nos valores do exame de sangue.
Contraindicações
Quando não devo usar?
Não deve ser usado em crianças com menos de 8 anos, mulheres grávidas ou que estejam a amamentar e pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula.
É também contraindicado em caso de esofagite, gastrites, úlcera no estômago, insuficiência hepática grave e história de fototoxicidade às tetraciclinas.
Mecanismo de Ação
Como funciona?
Protectina contém na sua fórmula doxiciclina, um antibiótico que causa a morte de uma grande quantidade de bactérias que causam infeções sexualmente transmissíveis ou outro tipo de doenças como malária ou leptospirose.
Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de iniciar o tratamento deve-se informar o médico sobre a existência de doenças e que tipo de medicamentos se está a tomar para avaliar o risco da utilização deste antibiótico. Devem ser feitos exames de sangue regulares em caso de tratamento prolongado para verificar se existem alterações no funcionamento dos órgãos do organismo.
Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de se tomar dose superior a indicada, podem surgir vômitos, diarreia e náuseas, devendo-se consultar o médico imediatamente.
Composição
Cada cápsula de Protectina® 100 mg contém:
Hiclato de doxiciclina ______________________115,4 mg
– Equivalente a 100 mg de doxiciclina
Excipiente _______________________________1 cápsula
(Excipientes: microgrânulos neutros, talco, ácido poli 2-(dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilato, povidona reticulada e álcool etílico).
Cada cápsula de Protectina® 200 mg contém:
Hiclato de doxiciclina ______________________230,8 mg
– Equivalente a 200 mg de doxiciclina
Excipiente _______________________________1 cápsula
(Excipientes: microgrânulos neutros, talco, ácido poli 2-(dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilato, povidona reticulada e álcool etílico).
Armazenamento
Onde como e por quanto tempo posso guardar?
Conservar em temperatura ambiente entre os 15ºC e os 30ºC, protegido da luz e umidade, até à data de validade indicada na embalagem.
Laboratório
Gross
LABORATÓRIO GROSS S.A.
Rua Padre Ildefonso Penãlba, Nº. 389.
CEP: 20775-020
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
CNPJ: 33.145.194/0001-72
Dizeres legais:
Protectina MS 1.0444.0111 | FARM.RESP.: Márcio Machado