Bula Rehidrat 50

Indicação

Para que serve?

O Rehidrat está indicado para tratar a perda de água e sais em pessoas com diarreia grave ou para manutenção da reidratação.

Posologia

Como usar?

O Rehidrat pode ser usado para evitar a desidratação ou para manter a recuperação de água e sais. Neste último caso, a solução poderá ser tomada livremente, sem posologia obrigatória, pura, mas alternado-se com a administração de outros líquidos como leite, sucos, chás, água, sopas, durante um, ou dois dias, ou pelo tempo que o médico indicar.

Para a prevenção da desidratação, este remédio deverá ser administrado com freqüência, também alternado com outros líquidos. Deve-se também tomar uma dose adicional, a cada vez que se faça fezes líquidas.

O Rehidrat deve ser administrado, após diluição, por via oral, por colher, copo ou mamadeira dependendo da idade da pessoa.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Quando o Rehidrat é utilizado da maneira recomendada, não se observam eventos secundários.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Rehidrat não poderá ser utilizado por pessoas com obstrução ou perfuração do intestino, vômitos frequentes e que não param.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Este medicamento atua substituindo os líquidos e sais que se perdem durante um episódio de diarreia severa, evitando assim que ocorra desidratação ou mantendo e rehidratação conseguida.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este remédio deverá ser utilizado com cautela em pessoas com problemas nos rins, devido à presença de potássio, em diabéticos, devido ao açucar que faz parte da sua composição, fenilcetonúricos, devido à presença de Aspartame e o corante amarelo, do Rehidrat sabor a laranja, que poderá causar reações alérgicas como asma, em pessoas com alergia ao ácido acetilsalícilico.

Grávidas e mulheres a amamentar, não poderão utilizar este medicamento sem orientação médica.

Para a preparação deste remédio, devem seguir-se sempre rigorosamente as instruções contidas na embalagem. Após o preparo da solução, deve-se deitar fora o que não foi consumido ao fim de 24 horas.

Devo deixar de alimentar o meu bebé, enquanto ele estiver a tomar Rehidrat?

Durante o tratamento da desidratação em crianças não é necessário interromper a alimentação. Se a criança estiver sendo amamentada, deve-se continuar a oferecer o seio nos intervalos da solução.

Como devo preparar este remédio?

Para diluir este remédio deve-se seguir os seguintes passos:

  • Dissolver o conteúdo do envelope em 250 mL de água previamente filtrada ou fervida e depois de esta já ter esfriado;
  • Após o preparo, deve-se manter a solução em recipiente tampado, à temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).
  • Após o preparo, a solução que não for consumida no prazo de 24h deve ser deitada fora, e, se necessário, preparada uma nova solução.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Quando grandes quantidades de Rehidrat são ingeridas poderão surgir quadros de excesso de sódio e potássio no sangue que poderãoc ser leves ou severas.

Quando este quandro é leve, geralmente não surgem sintomas mas se for severo, poderá ocorrer febre elevada, sede, alteração de consciência que poderá ir da inconsciência ao coma, diminuição da produção de urina, irritabilidade, rigidez da nuca e convulsões, resultantes do excesso grave de sódio no sangue e fraqueza e paralisia muscular, alterações no batimento do coração, falha na circulação do sangue e paragem do coração, como sonsequência do excesso de potássio no sangue.

O tratamento a adotar, dependerá da gravidade do quadro por isso deve-se procurar rapidamente socorro médico levando se possível, a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Cada grama de Rehidrat 50 sabor laranja contém:

Cloreto de potássio _________________________48,93 mg

Citrato de sódio di-hidratado __________________64,30 mg

Cloreto de sódio ____________________________57,50 mg

Glicose _________________________________791,55 mg

(Excipientes q.s.p.1 g: aroma artificial de laranja, corante amarelo tartrazina e crepúsculo, aspartame, dióxido de silício).

Cada grama de Rehidrat 50 sabor natural contém:

Cloreto de potássio_________________________ 50,84 mg

Citrato de sódio di-hidratado__________________ 66,82 mg

Cloreto de sódio____________________________ 59,77 mg

Glicose__________________________________ 822,64 mg

Solução de Rehidrat, cada 1.000 mL contém:

Potássio_________________________________20mEq/L

Citrato____________________________________20 mEq/L Cloreto___________________________________50 mEq/L Sódio____________________________________50 mEq/L Glicose_________________________________134 mMol/L

Laboratório

Eurofarma Laboratórios

SAC: 0800 704 3876

Dizeres legais:

MS – 1.0043.0690

Responsável Técnica: Dra. Sônia Albano Badaró

CRF-SP 19.258