Bula Reumon Gel

Indicação

Para que serve?

Reumon Gel, Loção ou Creme é indicado no tratamento da dor e inflamação localizadas, como dores musculares, contusões, entorses, distensões, mialgias, bursites, tenossinovites, fibrosites ou nevralgias.

Posologia

Como usar?

Reumon Gel

  • Geralmente, a dose recomendada é de 5 a 10 cm de gel, aplicados sobre a área afetada 3 a 4 vezes por dia, massajando a zona após cada aplicação até à completa absorção do gel.

Reumon Loção

  • Geralmente, a dose recomendada é de cerca de 5 ml de loção, aplicados sobre a área afetada 3 a 4 vezes por dia, massajando a zona após cada aplicação até à completa absorção da loção.

Reumon Creme

  • Geralmente, a dose recomendada é de 5 a 10 cm de creme, aplicados sobre a área afetada 3 a 4 vezes por dia, massajando a zona após cada aplicação até à completa absorção do gel.

A duração do tratamento com Reumon deve ser indicada pelo seu médico, pois vai depender do problema a tratar, podendo prolongar-se de 3 a 4 semanas para o tratamento de doenças reumáticas, ou durante 2 semanas no tratamento de traumatismos agudos.

Antes de aplicar o gel, loção ou pomada, a pele deve encontrar-se limpa e seca, sem cortes ou sinais de irritação e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Reumon podem incluir vermelhidão, urticária, bolinhas ou inchaço na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Reumon está contraindicado para mulheres grávidas, crianças e para pacientes com eczemas na pele com sintomas como bolinhas, vermelhidão e coceira na pele e pele áspera e para pacientes com alergia ao Etofenamato, ao Ácido flufenâmico, a outros anti-inflamatórios não esteroides ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Reumon tem na sua composição Etofenamato, um anti-inflamatório não esteroide para uso local com propriedades analgésicas. O Etofenamato atua no organismo inibindo o processo inflamatório e diminui as reações anafiláticas e de resposta a corpos estranhos.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Reumon, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças nos rins, sinais de desidratação como pele seca e sem brilho, lábios secos e rachados, cansaço excessivo, sede, diarreia ou dor de cabeça ou se estiver a tomar ou a aplicar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Reumon em gel, loção ou creme apenas deve ser aplicado em zonas externas do corpo, não sendo recomendada a sua aplicação nos olhos, boca ou órgãos genitais. Além disso, Reumon deve apenas ser aplicado sobre a pele limpa e seca, sem cortes, fissuras ou sinais de irritação.

Durante o tratamento com Reumon, caso sinta sintomas de alergia ao medicamento como urticária, vermelhidão, inchaço ou coceira no local de aplicação, deve interromper o tratamento e consultar o médico.

O tratamento com Reumon não deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Reumon​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Reumon gel por cada 1 g de gel contém:

Etofenamato ___________________________________ 50 mg
Excipientes ______________________________________ 1 g

(Excipientes: Álcool isopropílico, Carbopol 940, Eumulgin M8, Hidróxido de sódio, Macrogol 400, Água purificada).

Reumon Loção por cada 1 ml de emulsão cutânea contém:

Etofenamato __________________________________ 100 mg
Excipientes _____________________________________ 1 ml

(Excipientes: Monostearato de glicerilo, Álcool cetílico, Estearato de macrogol, Di-isopropiladipato, Álcool benzílico, Citrato de sódio di-hidratado, Ácido cítrico anidro, Silicato de alumínio e magnésio, água purificada).

Reumon Creme por cada 1 g de creme contém:

Etofenamato __________________________________ 100 mg
Excipientes ______________________________________ 1 g

(Excipientes: Cutina MD – glicerilo monoestearato, estearato de macrogol, miristato de isopropilo, hidroxietilmetilcelulose, álcool benzílico, hidróxido de sódio, ácido clorídrico 1 M, ácido cítrico anidro, água purificada).

Interações Medicamentosas

Reumon não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como diuréticos, medicamentos anti-hipertensores, inibidores da enzima de conversão da angiotensina e antagonistas da angiotensina.

Laboratório

Bial

– Telf.: 00 351 22 986 61 00 (Portugal)

O genérico de Reumon é o Etofenamato e outros anti-inflamatórios para uso local podem ser Voltaren Emulgel ou Cataflam Emulgel.