Bula Rifocort pomada

Indicação

Para que serve?

Rifocort pomada é indicado para no tratamento de infecções externas causadas por microrganismos sensíveis à Rifamicina, em adultos e crianças.

Posologia

Como usar?

Geralmente, é recomendada a aplicação da pomada sobre a área afetada 3 a 4 vezes por dia, ou de acordo com indicação médica.

Antes de aplicar a pomada, a pele deve encontrar-se limpa e seca e isenta de cremes, loções, óleos ou outras substâncias.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Rifocort pomada podem incluir acne, ardor, pele seca, inflamação da raiz dos pelos, aumento do crescimento do pelo, falta de pigmentação na pele, irritação, ardor e coceira na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Rifocort pomada está contraindicado para tratamento de feridas na pele causadas por tuberculose, fungos ou vírus, para uso oftalmológico e para pacientes com alergia à Rifamicina, à Prednisolona ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Rifocort é um medicamento que tem na sua composição um composto corticoide, a Prednisolona, e um composto antibiótico, a Rifamicina SV.

A Prednisolona é um composto esteroide, sob a forma de álcool livre ou esterificado, que apresenta propriedades predominantes dos glicocorticoides.

A Rifamicina SV, é um antibiótico eficaz contra uma vasta gama de bactérias sensíveis à Rifamicina, sendo vastamente utilizado no tratamento de infecções externas ou de superfície. Além disso, a Rifamicina é também capaz de atuar em certas infecções que não respondem ao emprego de outros antibióticos, como é o caso de infecções causadas pelos estafilococos resistentes à penicilina. ​

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Rifocort pomada, deve falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver infecções causadas por estreptococo beta-hemolítico ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Rifocort pomada é um remédio indicado apenas para uso externo, que não deve ser utilizado nos olhos ou boca e não deve ser utilizado no tratamento de micoses, herpes, varicela, vacínia ou de lesões causadas pela tuberculose.

Durante o tratamento com Rifocort, após a aplicação da pomada, a região a tratar não deve ser coberta não deve ser coberta com atadura, pois esta ação pode aumentar o número de reações adversas. Além disso, durante o tratamento com Rifocort caso sinta sintomas de irritação ou de alergia na pele, deve de interromper o tratamento e consultar o médico.

O tratamento com Rifocort pomada nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de ingestão acidental de Rifocort​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Rifocort pomada por cada 1 g de pomada contém:

Rifamicina SV sódica ___________________________ 1,5 mg
Acetato de prednisolona _________________________ 5,0 mg

(Excipientes: metabissulfito de sódio, propilenoglicol, ascorbato de sódio, macrogol).

Laboratório

Medley

– SAC: 0800 7298000.

Outro medicamento semelhante a Rifocort pomada pode ser Rifamicina Spray.

Dizeres Legais:

Ms: 1.0181.0209
Farm. Resp.: Dra. Miriam O. Fujisawa