Bula Sinemet comprimidos

Indicação

Para que serve?

Sinemet CR, 25/250 ou 25/100 é indicado no tratamento dos sinais e sintomas da doença de Parkinson, no tratamento dos movimentos lentos e inseguros, rigidez muscular e tremores, em adultos.

Posologia

Como usar?

Sinemet ​CR, 25/250 ou 25/100 é um medicamento que apenas deve ser administrado de acordo com indicação médica, pois as doses dependem da gravidade da doença e da responta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Sinemet podem incluir movimentos involuntários como contrações musculares ou espasmos, sonhos anormais, perda de cabelo, descoloração da urina, suor ou saliva, diarreia, desmaio, alterações dos batimentos cardíacos, tontura, sonolência, episódios de adormecimento súbito, vômito, perda de apetite, movimentos lentos, desejos incomuns como jogos, compulsão alimentar, consumismo excessivo e aumento da libido ou cancro da pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Sinemet está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, pacientes com manchas ou lesões na pele ou com historial de cancro da pele, que estejam a ser tratados com alguns medicamentos inibidores da monoamino oxidase, pacientes com glaucoma e para pacientes com alergia à Carbidopa, à Levodopa​ ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Sinemet é um medicamento que tem na sua composição Carbidopa e Levodopa, compostos capazes de tratar os sintomas da Doença de Parkinson.

Acredita-se que os sintomas da Doença de Parkinson são causados pela falta de dopamina no cérebro, uma substância que desempenha a função de retransmitir mensagens para certas regiões do cérebro que controlam os movimentos musculares. A Levodopa presente na fórmula de Sinemet é responsável por reabastecer o cérebro com Dopamina, enquanto a Carbidopa é responsável por assegurar que o cérebro recebe Levodopa suficiente, onde é necessária, permitindo assim reduzir e combater os sintomas causados pela Doença de Parkinson.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Sinemet​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida, pretender engravidar ou amamentando, tiver historial de alergias, convulsões ou de úlcera no estômago ou intestino, tiver depressão ou doenças mentais, asma, problemas hormonais ou pulmonares, problemas ou doenças nos rins, fígado ou coração, se estiver a tomar outros medicamentos ou se já foi anteriormente tratado com Levodopa.

Durante o tratamento com Sinemet, tome especial cuidado ao dirigir veículos ou maquinas, pois Sinemet pode causar sonolência ou episódios em que adormece subitamente.

O tratamento com Sinemet​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados. A interrupção brusca do tratamento com Sinemet pode causar sintomas como rigidez muscular, febre e alterações mentais.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Sinemet​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Sinemet CR por cada comprimido contém:

Carbidopa ____________________________________ 50 mg

Levodopa ___________________________________ 200 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: hidroxipropilcelulose, estearato de magnésio, hipromelose, laca de alumínio de indigotina (E132) e laca de alumínio de vermelho allura AC (E129)).

Sinemet 25/250 por cada comprimido contém:

Carbidopa ____________________________________ 25 mg

Levodopa ___________________________________ 250 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: hidroxipropilcelulose, amido de milho pré-gelificado, crospovidona, celulose microcristalina, estearato de magnésio, laca de alumínio de indigotina 11%-14% (E132).

Sinemet 25/100 por cada comprimido contém:

Carbidopa ____________________________________ 25 mg

Levodopa ___________________________________ 100 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: hidroxipropilcelulose, amido de milho pré-gelificado, crospovidona, celulose microcristalina, estearato de magnésio, laca de alumínio de amarelo de quinoleína 18% -24 %).

Interações Medicamentosas

Sinemet não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos para tratar problemas mentais, depressões, tuberculose, pressão alta, espasmos musculares ou com medicamentos para as convulsões.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Sinemet deverá aplicar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, caso se encontre demasiado próximo do horário da dose seguinte deve saltar a dose esquecida. As doses de Sinemet nunca devem ser aplicadas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-0122232

O genérico de Sinemet é o Carbidopa + Levodopa, e outro outro remédio para o tratamento da doença de Parkinson pode ser Mirapex​.