Bula Tafinlar

Indicação

Para que serve?

Tafinlar é indicado para o tratamento do melanoma.

Posologia

Como usar?

Geralmente a dose recomendada é de 2 cápsulas de 75 mg, administradas 2 vezes por dia.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Tafinlar devem ser indicadas pelo seu médico, pois dependem de outros remédios que estejam a ser tomados e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

As cápsulas devem ser engolidas inteiras, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar e não devem ser tomadas com alimentos. Assim, após tomar Tafinlar deve esperar pelo menos 1 hora antes de comer ou se tiver comido antes, deve esperar 2 horas antes de tomar o remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tafinlar podem incluir febre, espessamento da pele, crescimentos de verrugas, vermelhidão e inchaço nas palmas, dedos e solas dos pés, dor de cabeça, vômito, náusea, diarreia, diminuição do apetite, arrepios, sensação de fraqueza, falta de energia, dores nas articulações, nos músculos ou nas mãos ou pés, tosse, perda de cabelo, prisão de ventre, gripe ou aumento do açúcar no sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Tafinlar está contraindicado para o tratamento de pacientes com melanoma que não possua uma alteração no gene BRAF e para pacientes com alergia ao Dabrafenib ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Tafinlar tem em sua composição Dabrafenib, um composto indicado para o tratamento de melanomas com mutação num gene específico, que se espalhou para outras partes do corpo ou que não pode ser removido por cirurgia.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Tafinlar, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas no fígado, nos rins, no coração ou pulmões, tiver história de outro tipo de cancro que não melanoma ou problemas respiratórios com tosse seca, falta de ar e fadiga, tiver alterações nos olhos como obstrução da veia que drena o olho ou inchaço provocado por derrame de líquido ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Tafinlar caso sinta sintomas como dor de cabeça, tontura ou sensação de fraqueza, sangue nas fezes, sangue na urina, dor de estômago, tosse ou vômito com sangue deve consultar o seu médico logo que possível pois pode ser sinal de hemorragia. Além disso, durante o tratamento deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar problemas na visão, cansaço e fraqueza.

O tratamento com Tafinlar​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tafinlar​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Tafinlar 50 mg por cada cápsula contém:

Dabrafenib ____________________________________ 50 mg
Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio, dióxido de silicone coloidal, óxido de ferro vermelho (E172), dióxido de titânio (E171) e hipromelose (E464), óxido de ferro preto (E172), shellac e propilenoglicol).

Tafinlar 75 mg por cada cápsula contém:

Dabrafenib ____________________________________ 75 mg
Excipientes _________________________________ 1 cápsula

(Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio, dióxido de silicone coloidal, óxido de ferro vermelho (E172), dióxido de titânio (E171) e hipromelose (E464), óxido de ferro preto (E172), shellac e propilenoglicol).

Interações Medicamentosas

Tafinlar não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como medicamentos contraceptivos, medicamentos para tornar o sangue mais fluido como varfarina e acenocumarol, digoxina, medicamentos para infecções fúngicas como cetoconazol, itraconazol, voriconazol e posaconazol, bloqueadores dos canais de cálcio como diltiazem, felodipina, nicardipina, nifedipina ou verapamil, medicamentos para tratar o câncer como cabazitaxel, medicamentos para diminuir o nível de gordura como gemfibrozil, medicamentos utilizados para tratar certas condições psiquiátricas como haloperidol, antibióticos como claritromicina, doxiciclina e telitromicina, medicamentos para a tuberculose como a rifampicina, medicamentos que reduzem os níveis de colesterol como a atorvastatina e a sinvastatina, imunossupressores como ciclosporina, tacrolimus e sirolímus, medicamentos que reduzem o ácido no estômago como o omeprazol, anti-inflamatórios como a dexametasona e a metilprednisolona, remédios para a AIDS como o ritonavir, amprenavir, indinavir, darunavir, delavirdine, efavirenz, fosamprenavir, lopinavir, nelfinavir, tipranavir, saquinavir e atazanavir, analgésicos como fentanilo e metadona, medicamentos para tratar convulsões como fenitoína, fenobarbital, primidona, ácido valpróico ou carbamazepina ou juntamente com antidepressivos como nefazidina ou Erva de S. João.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Tafinlar, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que não tenham passado mais de 6 horas. Porém, se já passaram mais de 6 horas do horário habitual deve ignorar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte.

Laboratório

Novartis

Novartis Pharmaceuticals Corporation: – Telf. 1-888-669-6682