Bula Telmisartana

Indicação

Para que serve?

Telmisartana 40 mg ou 80 mg é indicada para o tratamento da pressão alta e para a prevenção de lesão cardíaca em casos de doenças cardiovasculares, em adultos com mais de 55 anos.

Posologia

Como usar?

Tratamento da hipertensão arterial

  • A dose recomendada é de 1 comprimido de Telmisartana 40 mg, administrado 1 vez por dia. Caso seja necessário e de acordo com indicação médica esta dose pode ser aumentada para 80 mg por dia.

Tratamento preventivo da lesão cardíaca:

  • A dose recomendada é de 1 comprimido de Telmisartana 80 mg, administrado 1 vez por dia.

Os comprimidos de Telmisartana devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, sem partir ou mastigar.

Veja como melhorar o efeito deste remédio.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Telmisartana 40 mg ou 80 mg podem incluir infecção urinária ou respiratória, anemia, aumento do potássio no sangue, dificuldade em dormir, depressão, desmaio, tontura, diminuição dos batimentos cardíacos, queda da pressão arterial inclusive ao se levantar, sensação de falta de ar, dor abdominal, diarreia, má digestão, gases, vômito, suor excessivo, coceira, manchas na pele com coceira e descamação, dor nas costas, contrações musculares, dor muscular, mau funcionamento dos rins, dor no peito, fraqueza e alterações nos resultados dos exames de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Telmisartana está contraindicada para mulheres grávidas ou amamentando, pacientes com obstrução das vias que conduzem a bile, problemas no figado ou rins, pacientes com intolerância à frutose ou diabetes mellitus, pacientes em tratamento com alisquireno e para pacientes com alergia à Telmisartana ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Telmisartana é um composto capaz de impedir a ação de uma substancia presente no organismo que provoca aumento da pressão arterial. Deste modo, Telmisartana reduz a pressão arterial de forma eficaz e o seu início de ação no organismo é gradual, sendo atingido o seu efeito anti-hipertensivo máximo cerca de 4 a 8 semanas após o início do tratamento.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Telmisartana 40 mg ou 80 mg, deverá falar com o seu médico se tiver estreitamento da artéria que leva sangue para os rins, doenças ou problemas nos rins ou fígado, estiver em tratamento com diuréticos, tiver problemas no funcionamento do coração ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Durante o tratamento com Telmisartana deve tomar especial cuidado ao dirigir veículos ou máquinas, pois este medicamento pode causar tontura ou sonolência.

O tratamento com Telmisartana nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Telmisartana​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Telmisartana podem incluir queda da pressão arterial e alteração dos batimentos do coração.

Composição

Telmisartana 40 mg por cada comprimido contém:

Telmisartana __________________________________ 40 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

Telmisartana 80 mg por cada comprimido contém:

Telmisartana __________________________________ 80 mg
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: povidona, meglumina, hidróxido de sódio, sorbitol, estearato de magnésio e água deionizada).

Interações Medicamentosas

Telmisartana não deve ser administrada em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como outros medicamentos para hipertensão, lítio, inibidores da ECA como captopril, ramipril ou enalapril, anti-inflamatórios não esteroides como ácido acetilsalicílico, diclofenaco ou cetoprofeno.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Telmisartana, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Telmisartana nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Ranbaxy Laboratories Limited

– SAC: 0800 704 7222 

Telmisartana também pode ser conhecida comercialmente como Micardis ou Pritor e outros medicamentos para o tratamento da pressão alta podem ser Atensina, Furosemida, Atenolol ou Losartana

Dizeres Legais:

Ms: 1.2352.0224
Farm. Resp.: Adriana M. C. Cardoso