Bula Tivicay

Indicação

Para que serve?

Tivicay é indicado para o tratamento da Aids, em adultos e adolescentes com mais de 12 anos de idade.

Posologia

Como usar?

As doses de Tivicay a utilizar e a duração do tratamento, dependem do estado da doença e da resposta individual de cada paciente ao tratamento, sendo que, devem ser indicadas pelo seu médico.

Geralmente, a dose recomendada é de 1 a 2 comprimidos de 50 mg, 1 a 2 vezes por dia, de acordo com indicação médica. Tivicay pode ser administrado em conjunto com outros medicamentos, de modo a completar o tratamento.

Os comprimidos de Tivicay devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Tivicay podem incluir dor de cabeça, diarreia, náusea, urticária na pele, coceira, vômito, dor e desconforto no estômago, dificuldade em adormecer, tontura, depressão, falta de energia, gases e alterações nos resultados de exames de sangue.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Tivicay está contraindicado para pacientes em tratamento com dofetilida e para pacientes com alergia ao Dolutegravir ou a outros componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Tivicay é um medicamento que tem na sua composição Dolutegravir, um composto antirretroviral utilizado no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. Tivicay atua reduzindo a quantidade de vírus do HIV no sangue, mantendo os seus níveis baixos. Assim, Tivicay não só reduz os níveis de HIV no sangue, como também aumenta o número de células CD4 no sangue, um tipo de glóbulo branco que ajuda o organismo no combate à infecção. Deste modo, Tivicay é um medicamento que reduz as chances de morte ou o aparecimento de infecções, que geralmente ocorrem quando o sistema imune se encontra debilitado pelo vírus da Aids.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Tivicay​, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver problemas ou doenças no coração ou se tiver tomado recentemente ou se estiver a planear tomar outros medicamentos. Além disso, Tivicay não deve ser administrado a crianças com menos de 12 anos de idade, que pesem menos de 40 kg ou com infeção pelo VIH resistente a outros medicamentos semelhantes a Tivicay.

Tivicay não cura a infecção pelo HIV ou AIDS e os pacientes em tratamento com Tivicay continuam em risco de transmitir o vírus do HIV para outras pessoas, e de contrair infecções oportunistas ou outras complicações que ocorrem devido à infecção pelo HIV. Além disso, mulheres com Aids não devem de amamentar, pois existe a possibilidade de transmissão do vírus para o bebê através do leite materno.

Durante o tratamento com Tivicay deve ser feita uma monitoração regular de possíveis sintomas de infecção e inflamação.

O tratamento com Tivicay​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Tivicay, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Tivicay por cada 1 comprimido contém:

Dolutegravir Sódico _____________________________ 50 mg
– Equivalente a 50 mg de Dolutegravir
Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: manitol (E421), celulose microcristalina, povidona, glicolato de amido de milho, estearil fumarato de sódio, álcool polivinílico parcialmente hidrolisado, dióxido de titânio (E171), macrogol, talco e óxido de ferro amarelo (E172)).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Tivicay deverá tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para a dose seguinte. Se faltarem menos do que 4 horas para a próxima dose, deve saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Tivicay nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Interações Medicamentosas

Tivicay não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como dofetilida, metformina, antiácidos, suplementos de cálcio, suplementos de ferro, multi vitaminas, outros medicamentos para o HIV como etravirina, efavirenz, fosamprenavir, ritonavir, nevirapina, tipranavir ou ritonavir, rifampicina, fenitoína, fenobarbital, oxcarbamazepina, carbamazepina ou juntamente com Erva de S. João.

Laboratório

ViiV Healthcare

– Tel.: +44 (0)20 8380 6200

O genérico de Tivicay é o Dolutegravir e outros medicamentos para o tratamento da Aids podem ser Efavirenz, Lamivudina ou Viread.