Bula Vacina Pneumo 23

Indicação

Para que serve?

A vacina Pneumo 23 é indicada para a prevenção de infecções pneumocócicas, particularmente do tipo respiratório, em pessoas acima de dois anos de idade que apresentam maior risco e em pessoas com anemia falciforme, asplênicas ou esplenectomizadas ou ainda aquelas que aguardam esplenectomia.

Posologia

Como usar?

A administração da vacina deve ser feita por via subcutânea ou intramuscular.

A dose é a mesma para adultos e crianças.

Vacinação primária: Uma injeção única é suficiente para conferir proteção contra os sorotipos dos pneumococos contidos na vacina.

Revacinação: Não é necessário ser administrado pelo menos antes de 5 anos, exceto para pessoas expostas ao risco ou sob tratamento imunossupressivo.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais mais comuns são eritema, aumento da sensibilidade, enduração, edema ou dor no local da injeção.

Com menos frequência pode ainda ocorrer adenite, artralgia, dor nos músculos, fadiga, febre baixa e transitória, dor de cabeça, calafrios, mal-estar e erupção na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Esta vacina não deve ser usada em pessoas com alergia a qualquer componente do medicamento.

A imunização não é recomendada em indivíduos que receberam injeção prévia desta vacina nos últimos 3-5 anos.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

A pneumo 23 é uma vacina utilizada para prevenir infecções causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que provoca doenças graves como pneumonia, meningite, septicemia e até morte.

A vacina age estimulando o organismo a produzir anticorpos, que é a própria proteção do corpo contra a doença.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Devido à possibilidade de ocorrência de reação grave após revacinação, devem-se respeitar rigorosamente as contra-indicações e avaliar claramente os benefícios esperados, lembrando que a eficácia desta vacina tem sido estabelecida somente para grupos claramente definidos de pessoas de alto risco.

Recomenda-se suspender a vacinação em pacientes com doenças graves ou com febre, uma vez que as manifestações da doença podem ser confundidas com possíveis efeitos colaterais da vacina. A relação risco/beneficio da vacina pneumocócica deve ser considerada em portadores de púrpura trombocitopênica idiopática, uma vez que este estado pode agravar-se com a vacinação.

Uso pediátrico: Não se recomenda a imunização com Pneumo 23 em crianças abaixo de 2 anos de idade

Uso na gravidez e lactação: Os efeitos da vacina pneumocócica no desenvolvimento fetal não são conhecidos. Portanto, se for necessária a vacinação em mulheres com alto risco de contrair infecções pneumocócicas, é preferível realizá-la após o primeiro trimestre da gestação ou fora da gravidez. Não se sabe se os componentes da vacina pneumocócia são excretados através do leite materno. Entretanto, não foram documentados problemas relacionados à lactação em humanos.

Cuidados de Conservação

Pneumo 23 deve ser armazenada e transportada entre 2ºC e 8ºC. Não deve ser colocada no congelador ou freezer.

Desde que mentida sob refrigeração, o prazo de validade da vacina Pneumo 23 é de 2 anos a partir da data de fabricação.

Composição

Cada dose imunizante de 0,5 mL da vacina contém polissacarídeos capsulares altamente purificados de Streptococcus pneumoniae, sendo 25 mcg de cada um dos seguintes sorotipos: 1, 2, 3, 4, 5, 6B, 7F, 8, 9N, 9V, 10A, 11A, 12F, 14, 15B, 17F, 18C, 19A, 19F, 20, 22F, 23F, 33F.

Excipientes: cloreto de sódio, água para injetáveis e fenol.

Laboratório

Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda.

SAC: 0800-0122232

Dizeres legais:

MS 1.0029.0022 | Farm. Resp.: Fernando C. Lemos – CRF-SP nº 16.243