Bula Vitacid Acne

Indicação

Para que serve?

Vitacid Acne gel é um medicamento com uma combinação de antibiótico e retinóide, utilizado para o tratamento da pele com acne vulgar leve a moderada e de lesões inflamatórias e não inflamatórias.

Posologia

Como usar?

Este gel deve ser aplicado na pele na hora de dormir. A quantidade deve ser do tamanho de uma ervilha e aplicada em pontos do queixo, bochechas, nariz e testa, e em seguida, espalhar suavemente sobre o rosto inteiro.

Não remover o produto. Vitacid Acne não deve ser aplicado nos olhos, boca, narinas e membranas mucosas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos colaterais que podem ocorrer com o uso de Vitacid Acne são descamação da pele, eritema, coceira, edema, pele seca, ulceração da pele, irritação da pele, manchas, sensibilidade, fissuras e scurecimento da pele, ardência no local de aplicação e edema palpebral.

Entretanto, outras reações adversas não mencionadas podem surgir durante o uso do Vitacid Acne.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Vitacid Acne é contraindicado em pacientes com enterite regional, colite ulcerativa ou história de colite associada a antibióticos.

Além disso, também não deve ser usado em mulheres grávidas e pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Este produto não deve ser utilizado em combinação com outros produtos contendo eritromicina devido ao seu componente clindamicina.

Devem-se evitar sabonetes medicamentosos ou abrasivos, produtos de limpeza, sabonetes e cosméticos que contenham forte efeito secante e produtos com uma alta concentração de álcool ou adstringentes.

Deve-se informar o médico caso se esteja usando outro medicamento.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Vitacid Acne contém clindamicina, que é um antibiótico que inibe a síntese de proteínas no Propionibacterium acnes, um organismo que tem sido associado com a acne vulgar.

Existem evidências que a associação de clindamicina e tretinoína presentes em Vitacid Acne é efetiva contra cepas de Propionibacterium acnes resistentes à clindamicina.

Embora seja desconhecido o modo exato de ação da tretinoína, evidências atuais sugerem que a tretinoína tópica diminua a coesão das células epiteliais foliculares e estimula a renovação destas células epiteliais com a diminuição da formação do cravos, além de ajudar na remoção dos cravos na pele.

Composição

Cada g do gel contém:

Fosfato de clindamicina__________________________12 mg

Tretinoína___________________________________ 0,25 mg

Excipientes_________________________________ q.s.p. 1 g

(Excipientes: Laureth-4, butilidroxitolueno, propilenoglicol, metilparabeno, aminometilpropanol, carbomer, álcool etílico, propilparabeno, fragrância, água).

Laboratório

TheraSkin Farmacêutica Ltda.

– SAC: 0800 0196660

Dizeres legais:

MS 1.0191.0303.001-4 | Dra. Rosa Maria Scavarelli CRF – SP nº 6.015 | SAC: 0800 0196660.