Bula Zelboraf

Indicação

Para que serve?

Zelboraf é indicado para o câncer de pele, no tratamento do melanoma que já se espalhou para outras partes do corpo.

Posologia

Como usar?

Geralmente, a dose recomendada de Zelboraf é de 4 comprimidos de 240 mg, administrados 2 vezes por dia, de 12 em 12 horas, totalizando uma dose diária de 8 comprimidos por dia.

Os comprimidos de Zelboraf devem ser engolidos inteiros, juntamente com um copo de água, administrados 1 hora antes ou duas horas depois das refeições, sem partir ou mastigar.

A dose recomendada e a duração do tratamento com Zelboraf devem ser indicadas pelo seu médico, pois estas dependem da gravidade do problema a tratar e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Zelboraf podem incluir urticária na pele, sensibilidade à luz, queda de pelos ou cabelos, coceira, formação de pele anormalmente grossa, como um calo, engrossamento anormal da pele, pele seca, formação de feridas na pele, vermelhidão, sintomas de vermelhidão, dor nas juntas, dor muscular, dor nos membros, dor nos músculos ou ossos, dor nas costas, artrite ou inflamação de articulações, fadiga, inchaço nos membros, febre, sensação de fraqueza muscular generalizada, náusea, enjoo, diarreia, vômitos, prisão de ventre, dor de cabeça, alteração do paladar, problemas nos nervos de mãos e pés, tumor benigno da pele, câncer de pele, diminuição de peso, redução de apetite, tosse, queimadura solar ou aparecimento de verrugas na pele.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Zelboraf está contraindicado para pacientes com alergia ao Vemurafenibe ou a algum dos componentes da fórmula.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Zelboraf tem na sua composição Vemurafenibe, um composto capaz de inibir a ação de algumas enzimas no tumor, diminuindo assim a multiplicação e a sobrevivência das células cancerígenas.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Zelboraf, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, tiver histórico de câncer associado à mutação RAS, tiver historial de alergias a outros medicamentos ou de doenças ou problemas no fígado, fez recentemente tratamento com radiação, estiver em tratamento com ipilimumabe ou se estiver a tomar outros medicamentos, incluindo medicamentos sem receita médica.

Zelboraf apenas deve ser tomado por pacientes com melanoma com uma mutação específica, chamada BRAF V600E, e a sua toma pode aumentar as chances de desenvolvimento de outros tipos de câncer de pele.

O tratamento com Zelboraf​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Zelboraf​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Zelboraf por cada comprimido contém:

Vemurafenibe ________________________________ 240 mg
Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, croscarmelose sódica, hiprolose e estearato de magnésio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol, talco e óxido férrico vermelho).

Interações Medicamentosas

Zelboraf não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como dextrometorfano, midazolam, cafeína, varfarina, cetoconazol, itraconazol, claritromicina, atazanavir, nefazodona, saquinavir, telitromicina, ritonavir, indinavir, nelfinavir, voriconazol, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, rifapentina, digoxina, ipilimumabe ou fenobarbital.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso se esqueça de tomar uma dose de Zelboraf, deve tomar a dose esquecida logo que se lembre, desde que faltem mais de 4 horas para a dose seguinte. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Zelboraf nunca devem ser administradas em dobro ou em horários muito próximos.

Laboratório

Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.

SAC: 0800 7720 289

Dizeres Legais:

Ms: 1.0100.0656
Farm. Resp.: Tatiana Tsiomis Díaz