Bula Zelix

Indicação

Para que serve?

O Fluconazol é indicado para o tratamento das micoses superficiais e profundas como criptococoses, candidíases vaginais e da orofaringe, micoses superficiais da pele e anexos como onicomicoses, tinha do pé, do corpoe pitiríase versicolor.

Além disso, também pode ser usado na prevenção de infecções fúngicas em pacientes com doenças malignas e que estão predispostos a tais infecções devido a quimioterapia citotóxica ou radioterapia.

Posologia

Como usar?

A posologia depende do local da infecção e deve ser estabelecida pelo médico.

Candidíase vaginal: 150 mg/ dia, 1 dia.

Candidiase oral: 150 mg/ semana 1 a 4 semanas.

Onicomicoses: 150 mg/ semana 3 a 6 meses.

Tinhas: 150 mg/ semana 2 a 4 semanas.

Pitiríase versicolor: 150 mg/ semana 2 a 4 semanas. Veja outros remédios usados para o tratamento da Pitiríase versicolor.

Infecções Fúngicas Sistêmicas: 200 a 400 mg/ dia, 6 a 8 semanas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Os efeitos adversos mais comuns são náuseas, desconforto abdominal, vômitos, diarréia, cefaléias e quadros urticariformes.

Pode ainda ocorrer aumento de enzimas hepáticas em até 5% dos pacientes, porém, os quadros de hepatites são muito raros.

Contraindicações

Quando não devo usar?

O Fluconazol está contra-indicado durante a gravidez e lactação, bem como em pessoas sensíveis aos componentes da formulação.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

O Zelix tem na sua composição fluconazol 150mg, que impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos que são necessários à sua sobrevivência.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

O Fluconazol não deve ser prescrito para mulheres grávidas, lactantes ou crianças com idade inferior a 16 anos.

Devido a sua eliminação ser quase que exclusivamente renal, deve-se conhecer a função renal das pessoas que serão submetidos a tratamentos longos com Fluconazol. Em tratamentos mais prolongados, com uso semanal ou diário, aconselha-se a redução de para metade da dose ou a duplicação do intervalo de administração em essoas com depuração de creatinina entre 21 a 50 ml/ min. Em pessoas com depuração de creatinina entre 11 e 20 ml/ min, o intervalo entre as administrações deve ser quadruplicado ou a dose reduzida a ¼.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

O uso de doses muito altas de Zelix 150 mg pode causar alucinações e comportamento paranoide.

Composição

Cada cápsula contém:

Fluconazol____________________________________150 mg

Excipientes_____________________________q.s.p. 1 cápsula

(Excipientes: Celulose, Carboximetilcelulose Sódica, Polivinilpirrolidona, Laurissulfato de Sódio, Estearato de Magnésio, Amido de Milho, Dióxido de Silício e Talco).

Laboratório

Ativus Farmacêutica Ltda.

Ativus Farmacêutica Ltda.: Rua Fonte Mécia, nº 2050 CEP 13273-900, Caixa Postal 489, Valinhos – SP, CNPJ: 64.088.172/0001-41 – Indústria Brasileira; – http://www.ativus.com.br/; – ativus@ativus.com.br; – SAC: 0800 771 20 10 

Dizeres legais:

M.S. 1.1861.0043 Farmacêutica Responsável: Dra. Lucineia Nascimento N. de S. Machado • CRF-SP n° 31.274