Bula Zelmac 6 mg

Indicação

Para que serve?

Zelmac 6 mg é indicado no tratamento do Síndrome do Intestino Irritável, para mulheres até 55 anos de idade, proporcionando a melhora da dor e do desconforto abdominal.

Posologia

Como usar?

A dose recomendada de Zelmac 6 mg para adultos é de 6 mg, 1 comprimido, 2 vezes por dia, durante 12 semanas, nunca excedendo a dose máxima de 12 mg por dia.

Os comprimidos de Zelmac 6 mg devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com um copo de água e antes das refeições.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Zelmac incluem erupção na pele, urticária, coceira, sinais de problema cardíaco, como pressão ou dor no peito e falta de ar, diarreia grave, hipotensão como tonturas ou fraqueza, hemorragia retal, diarreia com sangue e dor abdominal ou piora da dor abdominal.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Zelmac está contraindicado para idosos e crianças, pacientes alérgicos ao tegaserode ou a outros componentes da fórmula, pacientes com problemas do fígado, dos rins, que apresentem frequentemente diarreia, pacientes com historial de doença cardíaca, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, com pressão arterial elevada ou colesterol alto que apresentem risco de ter um ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Zelmac atua estimulando o movimento e a secreção intestinal e modera a sensibilidade visceral através da ligação de alta afinidade com receptores específicos no trato gastrintestinal. Zelmac aumenta a ação da Serotonina nos intestinos, uma substância química do corpo, responsável pelo movimento das fezes ou movimentos intestinais, através do intestino.

Após a ingestão de Zelmac, a concentração máxima do medicamento no organismo é alcançada num tempo máximo de 1 hora após a sua ingestão.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Zelmac, deverá falar com o seu médico se, estiver grávida, pretendendo engravidar, amamentando ou se tiver mais de 55 anos, se tiver intolerância a açúcares ou se estiver a tomar outros medicamentos.

A duração do tratamento com Zelmac deve ser indicada pelo seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser respeitados.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma excessiva de Zelmac, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento. Quando administrada em doses excessivas, doses acima de 116 mg de Tegaserode, Zelmac pode causar sintomas que incluem diarreia, dor de cabeça, dor abdominal intermitente e pressão baixa.

Composição

Cada comprimido de Zelmac 6mg contém:

Tegaserode _____________________________________ 6 mg

equivalente a 8,31 mg de Hidrogeno Maleato de Tegaserode.

Excipientes _______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: crospovidona, dibehenato de glicerila, hipromelose, lactose monoidratada, dióxido de silício).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?

Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Zelmac deverá saltar a dose esquecida e tomar apenas a dose do horário seguinte. As doses de Zelmac nunca devem ser administradas a dobrar ou em horários muito próximos.

Laboratório

Novartis Biociências

– SAC: 0800 888 3003

Dizeres Legais:

MS: 1.0068.0185
Farm. Resp.: Flavia Regina Pegorer