Bula Zyvox

Indicação

Para que serve?

Zyvox é indicado para infecções por bactérias sensíveis à linezolida, no tratamento de pneumonias, infecções de pele e de tecidos moles e infecções enterocócicas, em adultos e crianças.

Mecanismo de Ação

Como funciona?

Zyvox é um medicamento que tem na sua composição Linezolida, um composto que pertence a uma nova classe de antibióticos, com ação antibacteriana, que atuam inibindo e interrompendo o processo de multiplicação de bactérias sensíveis à Linezolida.

Posologia

Como usar?

Crianças

  • A dose recomendada de Zyvox para crianças desde que nascem até aos 11 anos de idade, é de 10 mg por cada kg de peso, de 8 em 8 horas, durante 10-14 dias consecutivos.

Adultos e Adolescentes

  • A dose recomendada é de 600 mg, 1 comprimido de Zyvox 600 mg, de 12 em 12 horas, durante 10-14 dias consecutivos.

As doses recomendadas de Zyvox, podem ser administrados na forma de Zyvox comprimidos 600 mg ou na forma de Zyvox solução para infusão. Porém, Zyvox solução para infusão é um medicamento para uso hospitalar, que apenas deve ser administrado por um médico ou enfermeiro.

Zyvox pode ser utilizado tanto como tratamento inicial, como tratamento de substituição de outros tratamentos para infecções bacterianas.

Efeitos Colaterais

Quais os males que pode me causar?

Alguns dos efeitos colaterais de Zyvox incluem diarreia, náusea, vômito, infecção vaginal ou oral causada por Candida, inflamação da faringe, tosse, alterações do paladar, dor de cabeça, tontura, febre, sangramento gastrintestinal, descida dos níveis de potássio no sangue, apneia, falta de ar e pneumonia.

Veja como tomar antibiótico sem ter diarreia.

Contraindicações

Quando não devo usar?

Zyvox é contraindicado para pacientes com pressão alta não controlada, feocromocitoma, síndrome do carcinóide ou tireotoxicose com sintomas como nervosismo, perda de peso, suor excessivo e para pacientes com alergia à Linezolida ou a outros componentes da fórmula.

Advertências e Precauções

O que devo saber antes de usar?

Antes de usar Zyvox, deverá falar com o seu médico se estiver grávida ou amentando, tiver alto risco de morte por infecções sistêmicas ou se tiver diabetes.

Em alguns casos, o tratamento com Zyvox pode ser complementado com outro antibiótico, caso se suspeite da presença de outra bactéria não sensível à Linezolida.

Zyvox pode ser utilizado tanto como tratamento inicial, como tratamento de substituição de outros tratamentos para infecções bacterianas.

Superdosagem

O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?

Em caso de toma ou administração excessiva de Zyvox​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Composição

Zyvox comprimido 600 mg por cada comprimido contém:

Linezolida ___________________________________ 600 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido de milho, amidoglicolato de sódio, hiprolose, estearato de magnésio, cera de carnaúba, opacode red (impressão) e Opadry branco).

Zyvox solução para infusão por cada ml contém:

Linezolida _____________________________________ 2 mg

Excipientes ____________________________ 1 Comprimido

(Excipientes: citrato de sódio diidratado, ácido cítrico anidro, glicose monoidratada, hidróxido de sódioa, ácido clorídricoa e água para injetáveis).

Interações Medicamentosas

Zyvox não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como inibidores da enzima monoaminoxidase como fenelzina ou isocarboxazida, agentes simpatomiméticos de ação direta ou indireta como pseudoefedrina, fenilpropanolamina, agentes vasoconstritores como epinefrina, norepinefrina, agentes dopaminérgicos como dopamina, dobutamina, inibidores de recaptação de serotonina, antidepressivos tricíclicos, agonistas do receptor de serotonina 5-HT1 como triptanos, meperidina, buspirona, medicamentos adrenérgicos como dopamina ou agonistas da dopamina,

Zyvox é antibiótico?

Sim, Zyvox é um antibiótico, pois tem na sua composição Linezolida, um composto eficaz contra bactérias sensíveis à Linezolida.

Laboratório

Pfizer

Pfizer Manufacturing Deutschland GmbH Illertissen – Alemanha: – SAC: 0800 16 7575

O genérico de Zyvox é a Linesolida.

Dizeres Legais:

MS nº: 1.0216.0177
Farm. Resp.: Raquel Oppermann